REVISTA TAE - Semana do Meio Ambiente é comemorada com plantio de mudas na ETA Caçaroca

Esta notícia já foi visualizada 137 vezes.

Semana do Meio Ambiente é comemorada com plantio de mudas na ETA Caçaroca

Data:07/06/2018- Fonte:www.cesan.com.br

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a manhã desta quinta-feira (7) foi marcada por plantio de mudas na Estação de Tratamento (ETA) de Caçaroca, em Vila Velha. Crianças da Escola Viva Pastor Oliveira de Araújo, de Cobilândia, e do Clube dos Desbravadores, do Ibes, fizeram o cultivo com o governador Paulo Hartung e demais pessoas presentes.

A ação ressalta a importância da conservação da Mata Atlântica e de proteção dos recursos hídricos. Foram plantadas mudas de sapucaia, castanha do Maranhão, jatobá, cedro, pau-Brasil, abricó de macaco, pata de vaca, ipê, bandarra, angelim-pedra, palmeira e leque da China, todas doadas pelo senhor Hélio Dias Vasconcelos, que de forma voluntária cria mudas para o reflorestamento de nascentes.

“Estamos celebrando a Semana do Meio Ambiente. Na terça-feira, o nosso vice-governador esteve em um ato bonito com os indígenas no município de Aracruz. Ontem estive em Santa Leopoldina, em um ato tratando da coleta e esgoto de todo o município. Amanhã estarei em Santa Maria de Jetibá cuidando de um outro manancial importante para o abastecimento da Grande Vitória e hoje estamos aqui neste ato, com muitos jovens, plantando árvores. Eu sempre digo que as gerações passadas, nossos avós e bisavós, tiveram que utilizar os recursos naturais para colocar comida na mesa. Isso não é a realidade atual. As novas tecnologias e o conhecimento humano permitiram que fosse mais fácil viver nos tempos atuais. Nosso papel é agir para corrigir no presente. E nossos atos são para mobilizar a sociedade aonde a relação de consumo com os recursos naturais”, ponderou o governador Paulo Hartung.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, ressaltou a importância da presença de crianças e adolescentes na ação. “Fico muito feliz em ver tantas crianças preocupadas com o meio ambiente. Isso mostra que estamos no caminho certo, e é assim que queremos seguir. Estamos desenvolvendo ações de reflorestamento em todo o Estado, com o Programa Reflorestar. Nossa meta é alcançar, até 2020, 80 mil hectares de áreas preservadas e recuperadas”, contou o secretário.

Para o diretor da Cesan, Amadeu Wetler, o evento demonstra que a empresa tem uma grande preocupação com o meio ambiente. “Estamos sempre em alinhamento com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que tem uma série de requisitos para as estações, e que estão sendo cumpridos. Nada mais justo que utilizar Caçaroca, que já tem todo o preparo ambiental, para melhorar ainda mais a área de captação do Rio Jucu”, completou Amadeu.

Estação de Tratamento de Água Caçaroca

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caçaroca foi idealizada a partir da percepção de que o trajeto da água, vinda de Vale Esperança para abastecer a Barra do Jucu e adjacências, era muito grande. A partir disso, o projeto e a obra foram executados entre 1992 e 1994.

A ETA está localizada junto à captação do Rio Jucu e, em 2010, passou por uma ampliação que aumentou a capacidade de produção diária de 17,3 milhões de litros para 33,9 milhões de litros de água tratada. O sistema foi complementado por 4,2 mil metros de redes e duas elevatórias (bombas) de água tratada.

Para a ampliação foram feitos investimentos no valor de R$ 10,5 milhões. A capacidade de produção da estação aumentou de 200 litros por segundo (l/s) para 393 l/s. Também foram construídas adutoras de água bruta e de água tratada. A obra beneficia mais de 100 mil habitantes de 37 bairros dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade