REVISTA TAE - Mais de 20 km de rede já foram instaladas em Santa Catarina

Esta notícia já foi visualizada 136 vezes.

Mais de 20 km de rede já foram instaladas em Santa Catarina

Data:12/06/2018- Fonte:www.casan.com.br

Passados 10 meses desde o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses-Santinho,  mais de 20 quilômetros de tubulações já foram assentadas em vias dos dois bairros, localizados na região norte de Florianópolis.

De acordo com os mais recentes relatórios divulgados pelo Consórcio Trix-Infracon (responsável pela execução dos trabalhos),  até quinta-feira (07 de junho), 20.653 metros de rede já foram concluídos, além de cerca de 1500 ligações domiciliares (CIs) e 350  Poços de Visita (PVs).

No que diz respeito à rede, esse número corresponde a 35,6% do total previsto no projeto, que contempla aproximadamente 58 Km de rede em vias públicas nos dois bairros, além de aproximadamente 4.500 ligações domiciliares, estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que terá capacidade de depurar 105 litros de esgoto por segundo, em nível terciário.

Esta semana, as equipes estão trabalhando nas ruas Maria Conceição, Gaivotas, Mário Giocondo Crocetta, dos Golfinhos, Recanto do Sol, Deputado Olice Caldas e Osvaldo Climaco, e servidões Pedro Manoel dos Santos, Tietê, Gesso, Angra dos Reis, Lindomar Alves da Silveira, Guaíba e Lua Nova, encontrando trechos de extensões variadas e diferentes condições de terreno e trabalho.

Na Rua das Gaivotas, por exemplo, nesta quinta-feira a equipe estava assentando a tubulação a uma profundidade de 1,85 m, e  a menos de duas quadras, na lateral esquerda da  Rua Recanto do Sol, as escavações  chegavam a 2,9 m. No lado direito desta mesma rua, que deve começar a receber a rede a partir da próxima semana, em um trecho específico a rede chegará a  instalada a mais de 3,5 m de profundidade.

Justamente por essas variações, relacionadas principalmente a condição do terreno e profundidades determinadas pelo projeto, a metragem instalada em diferentes frentes de serviço são variáveis: de acordo com o gráfico de produção do dia 06/06 (quarta-feira), por exemplo, enquanto na Rua Maria Conceição o avanço foi de 18 metros  (três tubos assentados), na Servidão Gesso chegou a 42 metros, distância coberta com a instalação de seis tubos.

Comparando-se os números deste último relatório com o que foi divulgado em 30 de maio, a evolução do assentamento da rede foi de 884 metros (ou quase 150 tubos). No mês de maio, o acumulado chegou a 2,6 mil metros, o que mostra que as equipes vêm mantendo o ritmo de trabalho constante.

Mesmo com as dificuldades de abastecimento dos veículos durante o período do movimento dos caminhoneiros, no final de maio e primeiros dias de junho, o ritmo de trabalho não foi reduzido.

SES Ingleses-Santinho

O projeto do SES Ingleses-Santinho é uma ação conjunta da CASAN, governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis com investimento total de R$ 84 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Quando concluído, o SES Ingleses-Santinho irá atender todo o centro de Ingleses (áreas norte e sul do bairro) e a praia do Santinho, beneficiando cerca de 42 mil moradores fixos e  milhares de veranistas que visitam a região durante a temporada de verão.



+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade