REVISTA TAE - São José do Calçado recebe investimento para esgotamento sanitário

Esta notícia já foi visualizada 157 vezes.

São José do Calçado recebe investimento para esgotamento sanitário

Data:14/06/2018- Fonte: Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

A história do nome da cidade de São José do Calçado se refere ao rio que a corta, que tem suas margens calçadas de pedras. Com a complementação do sistema de esgotamento sanitário do município, assinada nesta quarta-feira (13), com a presença do governador Paulo Hartung, toda a área urbana será contemplada. A universalização será alcançada por meio de esforço conjunto da Prefeitura de São José do Calçado – que vai executar parte da obra com recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) – e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

“O motivo que me traz aqui é nobre. É sustentabilidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada um real que investimos em coleta e tratamento de esgoto deixamos de gastar quatro reais com tratamento de doenças hídricas. Vamos gastar menos com remédio, unidade de saúde, enfermeiros, médicos e assim por diante. Pesquisem quantos municípios brasileiros tem hoje 100% de coleta e tratamento de esgoto. Infelizmente é um número muito pequeno. A Ordem de Serviço que estamos assinando hoje é para que São José do Calçado se junte aos municípios com 100% de esgoto tratado. Isso é qualidade de vida e saúde para população”, afirmou Paulo Hartung.

Segundo o presidente da Cesan, Amadeu Wetler, com as obras o tratamento de esgoto da cidade será universalizado e 50 milhões de litros de esgoto deixarão de ser lançados diariamente no meio ambiente. “Isso significa saúde e contribuir para a despoluição tanto do Córrego da Areia, que fica após a nossa captação, quanto do Rio Calçado, que dá nome à cidade”.

Selecionada 2Com as obras da Cesan, a população calçadense receberá 5 mil metros de rede coletora e duas estações elevatórias de esgoto bruto. Ao fim das obras, previsto para o segundo semestre de 2019, os cerca de R$ 2,3 milhões em investimentos vão contemplar toda a área urbana do município, juntamente com as obras que estão sendo realizadas pela prefeitura do município. Também serão disponibilizadas 486 novas ligações prediais que devem beneficiar mais de 2,7 mil habitantes até 2030.

Em outubro de 2015 foi renovado o contrato de concessão da Cesan com o município de São José do Calçado, que era atendido pela Companhia apenas com a concessão de água. Com a renovação desta autorização e assinatura do Contrato de Programa, o município passou a contar também com a de esgoto e está apto a receber investimentos nessa área.

Wetler complementa dizendo que os serviços de saneamento básico são essenciais, e é a partir deles que é possível promover as condições mínimas de desenvolvimento social. “Dessa forma, o objetivo do saneamento básico é: a prevenção de doenças, o aumento da produtividade das pessoas; tornar as cidades mais atrativas turisticamente; e com mais possibilidades de atrair empresas e investimentos”, afirma.

Foto: Assessoria de Comunicação da Cesan

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade