REVISTA TAE - JPS Rio Grande do Norte promove em Natal seminário sobre perfuração de poços no estado

Esta notícia já foi visualizada 105 vezes.

JPS Rio Grande do Norte promove em Natal seminário sobre perfuração de poços no estado

Data:14/06/2018- Fonte:ABES

Suely Melo


Nesta terça, 12 de junho, o programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção Rio Grande do Norte (JPS/ABES-RN), que é coordenado pelo engenheiro Tamil Sakthi Silva Selvam, promoveu, em parceria com o IGARN (Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN), o seminário “Perfuração de poços – Controle, monitoramento e fiscalização”. O encontro aconteceu no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal-RN).

“O seminário teve como objetivo reunir profissionais e estudantes para gerar uma reflexão a respeito da forma como a perfuração de poços é tratada no estado, e as mudanças necessárias para atingir uma conjuntura mais sustentável”, conta Tamil. A discussão, segundo ele, “alcançou desde a visão acadêmica, até a realidade enfrentada pelas empresas da área e pelos órgãos gestores”.



Na ocasião, o presidente da ABES-RN e também do IGARN, do Josivan Cardoso, ministrou palestra com o tema “Visão do órgão gestor de recursos hídricos sobre o controle, monitoramento e fiscalização de obras hídricas (poços)”. Vera Lúcia Lopes Castro, da UFRN, discorreu sobre “A importância do controle, monitoramento e fiscalização de obras hídricas (poços)”, e José Marcelino Júnior, gerente de fiscalização, do CREA/RN abordou “A visão do CREA quanto ao sistema de controle, monitoramento e fiscalização de obras hídricas (poços)”.

A programação contou, ainda, com a Assinatura de convênio entre o IGARN e o CREA/RN para aumentar o número de fiscalizações de perfuração de poços no estado.



Alternativas de abastecimento no RN

O Rio Grande do Norte vivenciou nos últimos anos um cenário preocupante de escassez hídrica, diante dessa realidade há uma crescente demanda por alternativas de abastecimento. A perfuração de poços é uma opção consagrada de abastecimento e vem crescendo no estado. Com isso, há necessidade de ter maior qualidade sob o controle, monitoramento e fiscalização dessa atividade, para que seu uso se dê de maneira eficiente e equilibrada. Para tanto, é necessária uma ação conjunta das diferentes partes que atuam nessa vertente.



JPS-RN

Integrantes do JPS Rio Grande do Norte, que participaram da organização do evento: Tamil Sakthi Silva Selvam; Layan Soares Gomes; Vanessa Souza; Ingredy Nataly; Raquel Guedes; Jessica Isabelly e Kelisson Nogueira.

 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade