REVISTA TAE - Cidades do Consórcio PCJ se destacam em ranking da ABES sobre Saneamento

Esta notícia já foi visualizada 125 vezes.

Cidades do Consórcio PCJ se destacam em ranking da ABES sobre Saneamento

Data:19/06/2018- Fonte:Consórcio PCJ

Municípios integrantes do Consórcio PCJ tiveram destaque no ranking sobre a universalização do saneamento, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e divulgado no último dia 13 de junho.

A pesquisa foi elaborada com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, pelo qual as informações são autodeclaradas pelos prestadores de serviços. De posse desses dados, o ranking foi dividido em quatro categorias de acordo com a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores. As categorias são: Rumo à Universalização (quem obteve mais de 489 pontos), Compromisso com a Universalização (de 450 a 489 pontos), Empenho para a Universalização (de 200 a 449 pontos) e Primeiros Passos para a Universalização (abaixo de 200 pontos).

Com relação às cidades de pequeno e médio porte, ou seja, que possuem até 100 mil habitantes, no quesito “Rumo à Universalização”, os municípios associados ao Consórcio PCJ presentes no ranking foram: Santa Gertrudes, Iracemápolis e Santo Antônio de Posse. Já na categoria “Compromisso com a Universalização”, figuram as cidades de Saltinho, Pedreira, Monte Mor e Corumbataí. Por fim, na categoria “Empenho para a Universalização”, constam: Amparo, Capivari, Extrema, Rio das Pedras, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Rafard, Cordeirópolis e Jarinu.

Quanto às cidades de Grande Porte, portanto, com mais de 100 mil habitantes, no quesito “Rumo à Universalização”, se destacam os municípios de Piracicaba e Limeira. Na categoria “Compromisso com a Universalização” aparecem Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Campinas, Itatiba, Bragança Paulista e Indaiatuba. E na categoria “Empenho para a Universalização” figuram Americana e Atibaia.

Os municípios de Piracicaba, no quesito de grande porte, e Santa Gertrudes, como de pequeno e médio porte, foram os que obtiveram as notas mais altas entre as cidades membros do Consórcio PCJ no ranking, sendo 500 pontos (a máxima) e 427,29, respectivamente.

Alguns dos municípios listados no ranking tem os serviços de saneamento concedidos às empresas associadas ao Consórcio PCJ, como é o caso de Piracicaba, Limeira e Campinas, que são operados pelas concessionárias Águas do Mirante, BRK Ambiental e Sanasa, respectivamente. Além de as cidades de Bragança Paulista, Iracemápolis, Itatiba, Jarinu, Monte Mor e Piracaia, operados pela Sabesp.

O Ranking da ABES é um instrumento para avaliar o setor do saneamento no Brasil. Ele aponta o percentual da população das cidades que possuem acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e quantos destes têm uma destinação adequada.

O principal objetivo da iniciativa é identificar quão próximos estão os municípios de atingirem a universalização do saneamento, ou seja, 100% de acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade