REVISTA TAE - Copasa irá coletar e tratar esgoto do Parque Municipal Rego dos Carrapatos, em Nova Lima

Esta notícia já foi visualizada 202 vezes.

Copasa irá coletar e tratar esgoto do Parque Municipal Rego dos Carrapatos, em Nova Lima

Data:20/06/2018- Fonte:Copasa

Por ocasião do Dia Mundial do  Meio Ambiente, Companhia assina Protocolo de Intenções e assume compromisso

A Copasa formalizou com a Prefeitura de Nova Lima a intenção de coletar e tratar o esgoto do Parque Municipal Rego dos Carrapatos, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente no município, realizada nas dependências do Parque.
 
Pelo documento, assinado no dia 10 de junho pelo diretor de Operação Metropolitana da Companhia, Rômulo Perilli e, pelo prefeito Municipal de Nova Lima, Vitor Penido  de Barros, a Copasa irá implantar o sistema de coleta e tratamento do esgoto com uma eficiência mínima de 60%, atendendo assim a pelo menos 80% da população urbana, conforme estabelecido no Plano Municipal de Saneamento Básico de Nova Lima.

O diretor da Copasa destacou a importância da medida. “O projeto para implantação das elevatórias de esgoto e das redes está sendo elaborado pela Prefeitura. A expectativa é de que, dentro de dois ou três anos, as obras já estejam concluídas”, informou.

O prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, também celebrou a iniciativa. “Essa assinatura com a Copasa é um passo importante, pois possibilita a realização das ações necessárias para ter a água do Parque limpa, dando assim uma grande contribuição para o meio ambiente”.

Rego dos Carrapatos

O Parque Municipal Rego dos Carrapatos foi fundado há 18 anos. A Banqueta do Rego dos Carrapatos, que tem a sua nascente na Serra do Curral foi construída em 1795, por meio da captação das águas do Ribeirão Carrapato, com o objetivo de abastecer a Fazenda Morro Velho, onde a água era utilizada para o consumo humano e em atividades cotidianas. Posteriormente passou também a ser utilizada para o tratamento do minério.

Trata-se de um patrimônio de quase 300 anos da cidade de Nova Lima, com 34,13 hectares, que ao passar no núcleo urbano, dentro do Parque, recebe o nome de ribeirão do Cardoso e está inserido na bacia contribuinte do Rio das Velhas.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade