REVISTA TAE - Tecniplas ressalta na Fispal Tecnologia a adequação dos tanques de PRFV ao contato com água potável

Esta notícia já foi visualizada 124 vezes.

Tecniplas ressalta na Fispal Tecnologia a adequação dos tanques de PRFV ao contato com água potável

Data:21/06/2018- Fonte:Assessoria de Imprensa

Reservatórios atendem às exigências da Portaria 2.941 e são mais competitivos do que os tradicionais de aço inox
 
Tanque da Tecniplas fornecido para a Leão Alimentos e Bebidas: maior reservatório monolítico do Brasil


A Tecniplas, líder brasileira em tanques e equipamentos de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro), é mais uma vez presença garantida na Fispal Tecnologia, principal feira da indústria de alimentos e bebidas da América Latina – de 26 a 28/06, no São Paulo Expo.

Na edição deste ano, o objetivo da Tecniplas é ressaltar a adequação dos seus reservatórios à Portaria 2.941, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a inocuidade dos materiais que ficam em contato com a água potável. “Além de ser atóxico e inócuo, o PRFV é mais competitivo do que o aço inox normalmente usado nos tanques instalados em indústrias alimentícias”, afirma Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas.

Com as mesmas dimensões e características técnicas, os tanques de plástico reforçado podem custar até 35% menos do que os de aço inox. “Sem contar que são monolíticos, ou seja, moldados em uma única peça. Isso significa que não existem pontos de solda, áreas normalmente sujeitas a vazamentos”.

No caso dos tanques de aço vitrificado – são compostos por centenas de painéis parafusados –, a comparação é ainda mais favorável para o PRFV. “Só precisamos homologar a superfície interna ou liner do tanque para o contato com a água. No aço vitrificado, é necessário o aval para todos os componentes que compõem o reservatório, o que implica em sensível aumento do custo”, explica Rossi.

Muito embora seja uma alternativa de material consagrada no exterior, o PRFV ainda está sendo descoberto pela indústria alimentícia brasileira. Um dos cases mais recentes foi o fornecimento que a Tecniplas fez para a Leão Alimentos e Bebidas, empresa pertencente à Coca-Cola. Com capacidade de 400 m³, o reservatório tem 5 m de diâmetro e 24 m de comprimento – armazena água usada pela unidade de Linhares (ES) da Leão. “É o maior tanque monolítico de PRFV já fabricado no Brasil”.


Fundada em 1976, a Tecniplas mantém uma fábrica de 32 mil m² em Cabreúva, no interior de São Paulo. Seus produtos são consumidos pelas indústrias de álcool e açúcar, papel e celulose, cloro-soda, química e petroquímica, fertilizantes, alimentos e bebidas e saneamento básico.

Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br


Serviço
Fispal Tecnologia
Quando: 26-29/06
Onde: São Paulo Expo
Tecniplas: estande E1, 171

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade