REVISTA TAE - Sabesp restaura peça histórica para exposição no reservatório de Interlagos

Esta notícia já foi visualizada 117 vezes.

Sabesp restaura peça histórica para exposição no reservatório de Interlagos

Data:22/06/2018- Fonte:Sabesp

Um marco no saneamento do estado de São Paulo agora pode ser visto por qualquer pessoa que passa próximo ao reservatório da Sabesp em Interlagos. Trata-se de uma Válvula Gaveta Flangeada, fabricada na França, em 1938, e muito utilizada pela companhia para controlar o fluxo de água em uma de suas adutoras.

“Tínhamos uma base pronta no reservatório, feita para receber uma escultura do Ayrton Senna, em novembro do ano passado, por uma semana. Passada a ação e com o local vazio, pensei que seria legal instalar algo que representasse a empresa. A válvula é uma peça histórica e foi a partir dela que se desenvolveram as atuais, mais modernas. Podemos dizer que ela é mãe das válvulas. Sinto muito orgulho de fazer parte desse projeto”, contou Abiatar Castro Oliveira, gerente de departamento na Unidade de Gerenciamento Regional Interlagos, da Sabesp.

O equipamento, que tem 90 centímetros de diâmetro e pesa quatro toneladas, foi substituído em julho de 2015 durante uma manutenção na adutora Guaraú-Mooca, que transporta água do Sistema Cantareira, e levada à Superintendência de Manutenção Estratégica da empresa, onde passou por limpeza e pintura com uma tinta especial, que suporta a exposição ao sol.

“A retirada de equipamentos é comum, mas essa válvula era muito antiga e bela. Ela precisava ser exposta. Quando soubemos da ideia do Abiatar, logo sugerimos a exposição do equipamento e nos empenhamos para restaurá-lo. O projeto começou despretensioso e foi ganhando corpo. Fazer parte de algo que representa a empresa é um orgulho para todos nós da equipe”, ressaltou Alberto Ribeiro, gerente da Divisão Mecânica e Caldeiraria, da  Superintendência de Manutenção Estratégica, da Sabesp.

Depois de restaurada, a válvula foi levada e instalada no Centro de Reservação de Água Tratada da Sabesp, localizada ao lado do autódromo de Interlagos na Avenida do Rio Bonito, 2133, onde pode ser vista facilmente por toda a população.

Antes e depois


+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade