REVISTA TAE - Comunidade conhece os processos do tratamento de água e de esgoto em Patos de Minas

Esta notícia já foi visualizada 111 vezes.

Comunidade conhece os processos do tratamento de água e de esgoto em Patos de Minas

Data:25/06/2018- Fonte:Copasa

Por meio do “Copasa em Seu Bairro”, moradores visitaram as Estações de Tratamento do município

A comunidade de Patos de Minas tem, desde abril de 2018, a oportunidade de conhecer mais de perto a operação de saneamento básico do município. Em 19 de maio passado, os membros das associações comunitárias do município participaram da primeira visita às Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE) promovida pelo Copasa em Seu Bairro,). Por meio da iniciativa, os visitantes puderam conhecer como funciona o tratamento da água e do esgoto.

Na ocasião, os visitantes foram guiados por empregados da Copasa: Fernando Eugênito, encarregado no Setor de Atuação Socioambiental; e Gilberto Franklin, técnico químico de produção.

Respondendo às dúvidas dos visitantes, Gilberto Franklin explicou que os empregados da Companhia realizam análises frequentes, para garantir a qualidade da água distribuída no município. “Seguimos as normas da Portaria nº 2.914, de dezembro de 2011. Mantemos um rigoroso sistema de controle durante a captação, tratamento, reservação e até nas redes de distribuição que levam a água até os imóveis. Os resultados são consolidados em relatórios disponibilizados à Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG) e à Vigilância Sanitária do município. Os dados ainda ficam disponíveis no site da Copasa”, explicou.

Após conhecerem a Estação de Tratamento de Água, os membros das associações de bairro se deslocaram até a Estação de Tratamento de Esgoto. O técnico de tratamento de esgoto da Companhia, Biel Pereira de Matos, esclareceu que 80% do esgoto coletado no município é tratado na estação, por meio de processos biológicos.

Ele explicou a importância do tratamento preliminar. “O primeiro passo é a separação dos sólidos como plásticos, papelões, tecidos. Isso acontece por meio do processo de gradeamento e é essencial, devido à grande quantidade de lixo que é jogada nas redes coletoras de esgoto”.

Wendel César, membro da Associação Comunitária do Bairro Jardim Esperança, ficou satisfeito com o que viu. “Com a visita na Estação de Tratamento de Esgoto, pude entender que, realmente, o tratamento do esgoto começa nas nossas próprias residências. É importante que o lixo não seja descartado nas redes coletoras de esgoto”, disse ele.

Para Sônia Aparecida, integrante da Associação dos Moradores do Bairro do Cristo, esse tipo de visita pode sanar as dúvidas e curiosidades da população. “Eu só conhecia os processos da captação e do tratamento da água e do esgoto por meio do que é apresentado pela mídia. Agora, eu pude acompanhar essas etapas de perto”, contou. 

Copasa em Seu Bairro

O Copasa em Seu Bairro promove encontros de técnicos da Copasa com representantes das associações dos bairros nos municípios. A primeira cidade a receber o programa foi Curvelo, em 2017. Em seguida, Três Marias e Patos de Minas também implementaram o programa, que busca estreitar o relacionamento da Companhia com a comunidade.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade