REVISTA TAE - BRK Ambiental reunirá pedagogos e gestores da Educação Infantil para falar sobre saneamento

Esta notícia já foi visualizada 193 vezes.

BRK Ambiental reunirá pedagogos e gestores da Educação Infantil para falar sobre saneamento

Data:26/06/2018- Fonte:Assessoria de Imprensa

A BRK Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), promoverá um encontro com pedagogos e gestores de oito escolas de Cachoeiro de Itapemirim para apresentar a metodologia do Programa Cuidar Mais, que será desenvolvido em escolas de Educação Infantil no segundo semestre de 2018. O encontro será no dia 28 de junho, às 8h, na sede da BRK Ambiental, em Cachoeiro de Itapemirim

 

Durante a reunião, os pedagogos e gestores conhecerão a metodologia de trabalho do programa e o papel que poderão desempenhar para incentivar seus alunos a entenderem que fazem parte do meio ambiente e são agentes transformadores do mesmo, desde a Educação Infantil.

 

De acordo com a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, o conteúdo será aplicado usando atividades educacionais e lúdicas, por meio de desenhos animados, música, literatura, apresentações de fantoches e teatro. O professor poderá trabalhar o tema saneamento e despertar o interesse dos alunos para a preservação dos recursos naturais, além de envolver os familiares nas atividades.

 

Os alunos também terão a oportunidade de participar do jogo educativo de tabuleiro “Corrida do Saneamento”, desenvolvido na escola por Micheline Bernabé. As crianças formarão dois times e cada uma escolherá um colega para ser o peão do tabuleiro. No jogo, os participantes responderão as perguntas envolvendo reciclagem de papel, água de chuva, descarte correto de lixo, entre outras. No desenrolar da atividade, serão executadas canções infantis e da música popular brasileira que falam do meio ambiente. Ao final, cada aluno receberá uma réplica do jogo para interagir com seus familiares.

 

Dentre as escolas participantes do programa, sete pertencem à rede municipal de ensino e uma é particular. São elas: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Carim Tanure, EMEB Dolores Gonzalez Villa, EMEB Jose Pinto, EMEB Maria Siloti, EMEB Padre Gino Zatelli, EMEB Padre Jefferson Luiz de Magalhães, EMEB Waldir Furtado Amorim e Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE).

 

A expectativa é de que o programa alcance 561 crianças de turmas do Pré II, com idades próximas a cinco anos. “As escolas contarão com o apoio da equipe de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, que visitará as instituições de ensino para conversar com os alunos sobre saneamento e saúde. As atividades desenvolvidas em sala de aula serão apresentadas em uma Mostra Cultural para os familiares na conclusão do programa”, completa Micheline Bernabé.

 

Iniciado em 2017, o Programa Cuidar Mais tem como objetivo levar informações sobre saneamento e saúde, uso consciente da água e cuidados com os recursos naturais a alunos, pedagogos e professores de escolas de Cachoeiro de Itapemirim. No primeiro semestre, o programa foi desenvolvido em 33 instituições de ensino fundamental do município, orientando 1.332 alunos sobre as questões que envolvem o saneamento ambiental. No segundo semestre, o foco do programa será as instituições de Educação Infantil. 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade