REVISTA TAE - ETA fornecida pela Enfil espera poupar até 20% de energia com adoção de conversores de frequência

Esta notícia já foi visualizada 138 vezes.

ETA fornecida pela Enfil espera poupar até 20% de energia com adoção de conversores de frequência

Data:04/07/2018- Fonte:Assessoria de Imprensa

O Distrito Federal está enfrentando sua maior escassez de água desde sua fundação, há 57 anos, afetando o fornecimento para mais de três milhões de habitantes. Esta crise compromete o abastecimento de água em condições normais de funcionamento, o que obrigou a adoção do racionamento de água há mais de um ano.

Para amenizar esse cenário, uma alternativa de fornecimento de água é o Lago Paranoá, com 48 km² de extensão. A Enfil, especializada em soluções para sistemas de controle da poluição atmosférica e para sistemas de tratamento de água e efluentes industriais, instalou um sistema de captação para abastecimento público utilizando membranas de ultrafiltração, com capacidade de tratamento de 700 l/s em regime de Turn-Key.

Para o acionamento dos equipamentos motorizados, a Enfil optou pela Danfoss. Foram instalados 41 conversores de frequência VLT® AQUA Drive, que proporcionaram flexibilidade ao projeto e redução aproximada de 20% do consumo de energia quando comparados a partidas convencionais. Os conversores de frequência controlam o fornecimento de energia para motores elétricos para que funcionem com a velocidade precisa para obter o resultado desejado.

Este conversor de frequência da Danfoss proporciona maior proteção de bomba seca, reduzindo os custos de manutenção, pois avalia constantemente a condição da bomba, além de possuir um controlador em cascata incorporado. Compacto, o VLT® AQUA Drive é fácil de instalar devido ao seu design modular e programação de alguns parâmetros.

“A Enfil escolheu a Danfoss devido a sua qualidade técnica e às condições comerciais ofertadas, bem como a maior flexibilidade no atendimento e rápidas soluções dos problemas”, comenta Flávio Hattori, coordenador de engenharia elétrica/instrumentação/automação da Enfil. A Estação de Tratamento de Água (ETA) foi inaugurada em tempo recorde e está em funcionamento desde outubro de 2017.

 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade