REVISTA TAE - Planejamento e elaboração de roteiros turísticos são destacados em 1º Encontro sobre Ecoturismo do Projeto Gota d’Água

Esta notícia já foi visualizada 214 vezes.

Planejamento e elaboração de roteiros turísticos são destacados em 1º Encontro sobre Ecoturismo do Projeto Gota d’Água

Data:04/07/2018- Fonte:Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ realizou no último dia 26 de junho o 1º Encontro presencial de Ecoturismo, na cidade de Extrema (MG), como parte do calendário de atividades do Projeto Gota d’Água do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, além de fazer parte das atividades complementares do Curso de Educação à Distância (EAD) de Ecoturismo, que pode ser acessado pelo site www.agua.org.br.

O encontro teve a participação de mais de 60 pessoas e contou com as apresentações dos representantes do município de Extrema: a gerente de Meio Ambiente, Planejamento e Comunicação, Patrícia Omura, e a gerente da Secretaria de Turismo de Extrema, Dora Ribeiro, além da palestra do operador de Turismo Educacional, Paulo Kroeff.

Abrindo as apresentações, Patrícia abordou as políticas de educação ambiental e de meio ambiente de Extrema, tendo destacado o pioneirismo do município. “Estamos inseridos dentro da APA Fernão Dias, uma área da qual sabemos que precisa ser preservada, por isso, mesmo anterior às legislações, ao código florestal e ao cadastro ambiental, a gente já teve um estudo de cuidado com o meio ambiente e com os recursos hídricos”, disse.

Em seguida, a importância do planejamento com a elaboração de Planos Municipais de Turismo com horizontes mais amplos e de forma participativa, ou seja, com o envolvimento do poder público, trade turístico e sociedade, foi apontado pela gerente da Secretaria de Turismo como crucial para o sucesso do desenvolvimento do ecoturismo. “A construção de um plano participativo é fundamental para dar continuidade às políticas públicas na área, já que os gestores públicos passam, os conselheiros de turismo também cumprem seus mandatos, mas para o desenvolvimento do turismo se consolidar é necessário mais tempo que apenas os mandatos dos gestores públicos”, atentou Dora.

O encontro foi finalizado com o entusiasmo do operador de Turismo Educacional Paulo Kroeff, que abordou a importância da elaboração de roteiros e o plano de negócios. Segundo ele, tudo aquilo que é feito para desenvolver o turismo numa cidade, também é bom para a população, seja pela realização de obras de infraestrutura como na promoção das relações entre pessoas. “A construção de roteiros não deve oferecer só cenários bonitos e conteúdo, mas também aquilo que pode ser agregado como produtos, como por exemplo, as lojas de souvenir, bares, lanchonetes e restaurantes, que acabam gerando incrementos na economia local, unindo, portanto, proteção e sustentabilidade no turismo ambiental e educacional”, atentou.

Esse foi o primeiro encontro presencial sobre Ecoturismo promovido pelo Consórcio PCJ, por meio do projeto Gota d’Água do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental. Antes, em maio, houve o primeiro encontro on line, através do curso de EAD, disponível no site da entidade (www.agua.org.br). Ainda, haverá mais dois encontros on line e outros dois presenciais. O próximo será no dia 31 de julho, na plataforma digital do site do Consórcio PCJ.

Aqueles que participarem apenas dos encontros pela internet receberão o certificado de 20h de curso, enquanto os que participarem também das capacitações presenciais receberão o certificado com 40h. Mesmo quem ainda não cursou a primeira aula da capacitação on line, ainda pode cursá-la em qualquer momento, como também as demais aulas, durante o curso até a sua finalização em outubro. Para tanto, cadastre-se no link: http://agua.org.br/cursos/




+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade