REVISTA TAE - DIADESOL 2018: Núcleo Limeira do JPS-SP realiza ação para promover a campanha

Esta notícia já foi visualizada 886 vezes.

DIADESOL 2018: Núcleo Limeira do JPS-SP realiza ação para promover a campanha

Data:31/08/2018- Fonte:ABES

Suely Melo

O Núcleo Limeira do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção São Paulo (ABES/SP/JPS-SP), coordenado pela administradora Beatriz Ribeiro, promoveu, nos dias 29 e 30 de agosto, na cidade, uma ação do DIADESOL, campanha de conscientização sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos.

A iniciativa é promovida pela ABES-SP para celebrar o DIADESOL DAS AMÉRICAS – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, uma iniciativa internacional da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Associação Interamericana de Engenharia Ambiental (AIDIS). As inscrições para 9º Concurso de Desenho Infantil e 13º Concurso de Vídeo Amador da edição 2018 vão até o dia 20 de setembro (acesse aqui os regulamentos).

Na ocasião, com o intuito de conscientizar sobre as questões ambientais, foi realizado um concurso de desenho com o tema “A importância, descarte e atores dos resíduos sólidos”, com alunos da Escola de Ensino Fundamental Cônego Manoel Alves de Limeira/SP.

Beatriz contou que a experiência de poder estar em contato com alunos e poder compartilhar o conhecimento é muito gratificante:

“A ação procurou conscientizar as crianças dos 7ºs anos da escola por meio de palestra e jogos sobre o que são os resíduos sólidos, como eles devem ser corretamente descartados e quais agentes atuam e tem responsabilidade em relação aos resíduos sólidos produzidos. Para a realização desta atividade contamos com a presença dos futuros engenheiros Gabriela de Paula, Gabriela Bello, Lucas Ramos e Pamela Pachiani”, disse ela. “Os funcionários da escola e as crianças ficaram muito felizes com a realização do evento. Para nós voluntários, a experiência foi bastante gratificante, pois tivemos a oportunidade de compartilhar o conhecimento com as crianças para que elas tenham hábitos mais positivos em relação ao meio ambiente”, frisou Beatriz.

O DIADESOL

O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como DIADESOL das Américas. A expressão tem origem espanhola (Dia de los Desechos Sólidos). Foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. É uma iniciativa internacional promovida pelas seguintes instituições:

Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS);
Associação Caribenha de Água e Esgoto (CWWA);
Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL);
Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA);
Organização dos Estados Americanos (OEA);
Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) e
Oficina Regional para América Latina e Caribe do Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ORPALC).
Desde a criação as ações propostas ganharam proporções mundiais. Hoje, a data é comemorada em diversos países da América Latina, como Chile, Argentina e Brasil, assim como na América do Norte, caso do Canadá.

No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), pelas Seções São Paulo e Rio Grande do Sul. Desde 2006, a ABES-SP comemora a data com ações que buscam envolver todos os setores da sociedade, abrangendo pessoas de todas as idades.

Realização

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção São Paulo – ABES-SP; Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS; Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP; Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo

Apoiadores

Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais -ABRELPE; Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos – ABETRE; Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública – ABLP; Associação Paulista Viva; Condomínio Conjunto Nacional – CCN; Eccaplan; Ecos da Natureza; Editora Limiar; Movimento Nossa São Paulo; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS; Rede de Agendas 21 de SP; São Paulo Convention & Visitors Bureau – SPCVB; Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP – SELUR; Site Ambiente do Meio

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade