REVISTA TAE - Agência das Bacias PCJ irá aderir ao pacto global das nações unidas

Esta notícia já foi visualizada 732 vezes.

Agência das Bacias PCJ irá aderir ao pacto global das nações unidas

Data:03/09/2018- Fonte:www.agencia.baciaspcj.org.br

O Pacto é uma iniciativa da ONU para incentivar práticas universais de direitos humanos nas organizações; cerimônia de assinatura será nesta quinta-feira (06/09/2018), na sede da Agência, em Piracicaba

Em busca por maior sustentabilidade e aperfeiçoamento da gestão dos Recursos Hídricos, a Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) irá aderir ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas).

A cerimônia de assinatura será nesta quinta-feira, dia 6 de setembro, na sede da Agência, em Piracicaba. Atualmente, existem mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo. No Brasil, uma das signatárias é a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa), através da qual a Agência das Bacias PCJ recebeu o convite para a adesão.

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios universais. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.

A adesão proporcionará vivenciar e praticar os dez princípios, dando visibilidade e transparência para as ações realizadas, conforme destaca o diretor-presidente, Sergio Razera. “Ao aderir ao Pacto Global, a Agência das Bacias PCJ estará empenhando-se para que a sustentabilidade seja vivida na prática, por meio de seus colaboradores e por parte de todas as pessoas que com ela se relacionam. Trata-se de uma consequência que vai ao encontro das Declarações Corporativas da entidade, bem como de os nossos valores e princípios”.

O diretor-presidente ainda destaca que os 10 princípios do Pacto Global corroboram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20. Um deles, o ODS 6, trata das questões relacionadas à potabilidade da água e ao saneamento.

Razera também ressalta que, para a gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, a adesão ao Pacto Global dará mais visibilidade na condução da implementação das políticas de recursos hídricos dos Comitês PCJ e irá gerar novas oportunidades que poderão contribuir para com o processo da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.

“Será possível trocar experiências sobre questões relacionadas a quantidade e qualidade hídrica, a proteção e a restauração dos mananciais, a eficiência do uso da água, a gestão integrada dos recursos hídricos de forma a difundir e promover, cada vez mais, o despertar da consciência coletiva sobre a importância da gestão dos recursos hídricos, em especial nas Bacias PCJ”, explica.

Um exemplo prático disso é a determinação da criação de um grupo temático sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos – que iniciou em 2016 pela Rede Brasil do Pacto Global, coordenado atualmente pela Sanasa, que é a responsável pela implementação da campanha “Menos perda, mais água”.

AÇÕES PRÁTICAS

Com a adesão, serão implementadas ações envolvendo todos os colaboradores e pessoas externas que se relacionam com a Agência das Bacias PCJ, de forma direta e/ou indireta, visando o desenvolvimento de boas práticas relacionadas as questões de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, como promover o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores, compras públicas sustentáveis, entre outros.

PRINCÍPIOS

O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção:

Direitos Humanos

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e
Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
Trabalho

As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
A abolição efetiva do trabalho infantil; e
Eliminar a discriminação no emprego.
Meio Ambiente

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anticorrupção

As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
SERVIÇO

Assinatura do Pacto Global das Nações Unidas 
DATA: 06.09.2018 (quinta-feira) 
HORÁRIO: A partir das 8h (Recepção da imprensa às 11h30) 
LOCAL: Agência das Bacias PCJ – Rua Alfredo Guedes, 1949 – Edifício Racz Center - 8º andar sala 803 – Bairro Higienópolis – Piracicaba (SP) 
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ 
Telefone (19) 3437-2102 / E-mail: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br
PROGRAMAÇÃO 
8h00 – 8h45 – Recepção 
9h00 – 9h10 – Boas-vindas - Sergio Razera – Diretor presidente da Agência das Bacias PCJ 
9h10 – 9h40 – Pacto Global das Nações Unidas: os 10 Princípios e os ODS 
          Carlo Pereira – Secretário executivo do Pacto Global das Nações Unidas 
9h40 – 10h10 – GRI: Gestão e Transparência - Glaucia Terreo - Diretora GRI Brasil 
10h10 – 10h40 – Relatório de Sustentabilidade/GRI Agência das Bacias PCJ 
          Adriana L. Leles - Assessora da Presidência da Sanasa para Gestão da Sustentabilidade 
10h40 – 11h30 – O papel dos Comitês para o alcance da Agenda 2030: Case Comitês PCJ Adriana Isenburg – Gerente de Integração e Desenvolvimento Tecnológico da Sanasa 
11h30 – (recepção imprensa) Assinatura do compromisso com o cumprimento dos 10 Princípios do Pacto Global 
          Agência das Bacias PCJ -Sergio Razera 
          Pacto Global – Carlo Pereira 
12h00 – Encerramento

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade