REVISTA TAE - Seminário Informação, Inovação e Sociedade recebe trabalhos até 10/9

Esta notícia já foi visualizada 710 vezes.

Seminário Informação, Inovação e Sociedade recebe trabalhos até 10/9

Data:04/09/2018- Fonte:UFSCar

Evento é gratuito e voltado a pessoas interessadas nas questões científicas e sociais da inovação; atividades acontecem no Campus São Carlos da UFSCar

Foi prorrogado até o dia 10 de setembro o período de submissão de trabalhos para o Seminário Informação, Inovação e Sociedade (SIIS), que acontece entre os dias 17 e 20 de outubro, no campus sede da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com o tema "Ciência e inovação para promoção da equidade", o evento está em consonância com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018 - "Ciência para a redução das desigualdades" -, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e objetiva se configurar como um locus de articulação, compartilhamento e discussão da produção científica que tem como foco a inovação e as suas relações com a informação e a sociedade. O Seminário visa, também, aprofundar o debate em torno do conceito emergente de "inovação responsável", a partir da compreensão de que a ciência e a tecnologia não são constituídas apenas tecnicamente, mas também social e politicamente.

Ao longo dos dias, o evento terá conferências, oficinas e mesas-redondas e é voltado para pesquisadores, docentes, discentes de graduação e de pós-graduação, bem como a profissionais e outras pessoas envolvidas com as questões científicas e sociais relacionadas à inovação. Entre os convidados estão as professoras Isabel Ramos, da Universidade do Minho, em Portugal, e Presidente da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação; e Luciane Meneguin Ortega, Coordenadora Geral de Ambientes Inovadores e Empreendedorismo do MCTIC. A programação conta com oficinas sobre "Visualização da informação científica"; "Autoria e plágio"; "Busca de anterioridade para patente"; "Plano de gestão de dados"; e "Blockchain para setor público". Já as conferências abordarão os "Ambientes inovadores e a promoção da equidade" e "Ciência aberta e os desafios à inovação", e as mesas-redondas tratarão de "Open innovation: casos globais e iniciativas" e "Comunicação científica, informação e inovação". Haverá visitas técnicas ao Instituto Inova, Onovolab, ParqTec e às fazendas Pinhal e Santa Maria. A programação completa está disponível em www.siis.ufscar.br.

As pessoas interessadas podem submeter trabalhos relacionados ao tema "Ciência e inovação para promoção da equidade". Detalhes sobre normas e procedimentos devem ser conferidos no site. O Seminário é gratuito e ouvintes poderão realizar inscrições nos dias do evento. As atividades acontecerão no Auditório da Unidade Saúde Escola (USE), localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, e haverá transmissão via webconferência, em link que será divulgado na página do evento.

O Seminário Informação, Inovação e Sociedade (SIIS) é uma realização dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), ambos da UFSCar. Mais informações em www.siis.ufscar.br ou pelo Facebook (http://bit.ly/2NS4BTf). 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade