REVISTA TAE - ABPE anuncia Manual de Boas Práticas para Tubulações de Polietileno e Polipropileno

Esta notícia já foi visualizada 385 vezes.

ABPE anuncia Manual de Boas Práticas para Tubulações de Polietileno e Polipropileno

Data:27/09/2018- Fonte:www.maxpress.com.br

Disponível no site da Associação, o Manual é uma importante fonte de conhecimento para profissionais do setor
 
Com o intuito de proporcionar orientações básicas para a Escolha, Aplicação, Manutenção e Reparos na utilização de tubulações poliolefínicas - tubos e conexões -, e divulgar as boas práticas na utilização do PEAD (Polietileno de Alta Densidade), a Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas - ABPE, intensifica divulgação do Manual de Boas Práticas para Tubulações de PE e PP.

O manual foi elaborado pelo engenheiro José Roberto Danieletto, autor do livro “Manual de Tubulações de Polietileno e Polipropileno – Características, Dimensionamento e Instalações”, considerado uma obra completa sobre o assunto.

Foi estruturado em sete módulos com os seguintes tópicos: Dez Passos Para Escolha e Aplicação Segura de Tubulações; Seleções dos Materiais; Especificação e Controle de Qualidade dos Materiais; Qualificação do Instalador e Equipamentos; Instalação e Reparo; Água e Esgoto Sob Pressão; Linhas Anti Incêndio e Outras Aplicações. Também apresenta as tubulações de polietileno e polipropileno desde suas características, especificações e normalizações, dimensionamentos hidráulicos, mecânicos e térmicos, requisitos de controle de qualidade, métodos e procedimentos de união e reparo, procedimentos de instalação aérea, enterrada convencionais e não destrutivos (MND). Cada módulo contém subtemas abordados, de maneira clara e objetiva, para levar informações práticas ao leitor.

Para o engenheiro José Roberto, o Manual é de extrema importância para os profissionais do setor. “Não há no Brasil um guia completo e abordado de forma prática sobre tubulações poliolefínicas. Projetistas, compradores, instaladores e usuários de modo geral, podem consultar essas informações sempre que precisarem. É uma importante forma de disseminação sobre o assunto”, enfatiza.

O Manual destina-se a toda cadeia produtiva, instaladores e usuários, fabricantes tubos, conexões, máquinas e equipamentos de soldagem e instalação, engenheiros e técnicos especificadores, compradores, controle de qualidade, projetistas, instaladores, soldadores, inspetores e, também, aos estudantes de engenharia. E pode ser acessado gratuitamente no site da ABPE http://www.abpebrasil.com.br

Para o diretor-presidente da ABPE, Mauricio Mendonça de Oliveira, “o Manual de Boas Práticas da ABPE proporciona conhecimento básico para especificação, aquisição, instalação e manutenção em sistemas em polietileno e deve ser lido por todos os envolvidos no processo. Qualidade na informação é primordial”.

Boas práticas na utilização do PEAD
Considerada a principal variação do polietileno, o PEAD (Polietileno de Alta Densidade) tem papel central dentre todos os polímeros plásticos existentes, e tem qualidades relevantes, como sua grande durabilidade, estanqueidade e resistência à corrosão. Devido à flexibilidade, o PEAD é menos suscetível a danos causados por oscilações extremas, como vibração e choques.


SOBRE O AUTOR
José Roberto Bertoncello Danieletto, engenheiro eletrônico formado pela Escola de Engenharia Mauá, com 35 anos na área de tubulações poliolefínicas, é autor do livro “Manual de Tubulações de Polietileno e Polipropileno – Características, Dimensionamento e Instalação”, que está na sua terceira edição e em breve ganhará versão eletrônica. Além de suas atividades empresariais, é coordenador de Comissão de Estudos do Comitê de Saneamento da ABNT-CB177 (CE 177.002.02), sendo representante dessa comissão na International Organization for Standardization ISO/TC 138, subcomitês SC1: Plastics pipes and fittings for soil, waste and drainage (including land drainage) e SC 2: Plastics pipes and fittings for water supplies.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade