REVISTA TAE - Reservatório Santa Tereza-Votoruá recebe visitantes

Esta notícia já foi visualizada 682 vezes.

Reservatório Santa Tereza-Votoruá recebe visitantes

Data:28/09/2018- Fonte:www.diariodolitoral.com.br

A obra conta com mais de 1 km de extensão e é dividida em duas câmaras, uma parte em São Vicente e a outra em Santos, com 13 metros de altura e 15 metros de largura cada

O Reservatório Santa Tereza/Votoruá, maior túnel da América Latina destinado a acondicionar água tratada e encravado em rocha maciça, recebeu vários visitantes na quarta-feira (26).

Em processo de limpeza e desinfecção, o espaço, que fica entre os morros Santa Tereza, em Santos, e Voturuá, em São Vicente, foi aberto para a visitação, a exemplo do que acontece, em geral, a cada dois ou três anos. Entre os visitantes estava a professora Lúcia França, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Após a visita, ela falou sobre a construção, que foi inaugurada em 1981. “Estou encantada com a tecnologia, com o tamanho e o volume de água. É uma coisa extraordinária”, afirmou a professora, após a visita.

A presidente do Fundo Social também enfatizou a importância do espaço para São Vicente. “Não é só o Estado de São Paulo. Mas a nossa região, nossa São Vicente, possuir essa beleza enorme. É um prazer e uma felicidade pela oportunidade de conhecer, como estou conhecendo”, explica.

Ricardo DaruizBarsoi, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, ficou encantando por desfrutar de obras como a do Reservatório SantaTereza/Voturuá. “Realmente, vale a pena viver neste estado e vale a pena poder desfrutar de obras como essa, que para engenheiros como eu, são especiais. É uma realização ter um Estado com saneamento e com qualidade de vida para todos”, disse.

O Superintendente Regional da Sabesp na Baixada Santista, Sérgio Bekerman, explicou a importância do Reservatório para a Baixada. “Ele foi construído no final da década de 70 e começou operar em 1981, em função da demanda crescente por água na região. Com a construção da primeira pista da Rodovia dos Imigrantes, o fluxo de turistas aumentou muito e, consequentemente, o consumo de água. Com isso, a Sabesp precisou aumentar a reserva de água. Então, foi construído esse reservatório encravado na rocha, sendo o maior da América Latina”, lembrou.

História

O Reservatório foi inaugurado em 16 de novembro de 1981, pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A obra conta com mais de 1 km de extensão e é dividida em duas câmaras, uma parte em São Vicente e a outra em Santos, com 13 metros de altura e 15 metros de largura cada.

Com acesso pelo interior do Parque Ecológico do Voturuá (Rua Dona Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá, São Vicente), o espaço chamado de Voturuáfoi aberto para a limpeza e desinfecção. A realização do procedimento permite que a população conheça a estrutura, capaz de receber até 110 milhões de litros de água.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade