REVISTA TAE - XI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental da ABES-RS: Palestra Magna de ex-ministra de Portugal abre evento em Porto Alegre

Esta notícia já foi visualizada 658 vezes.

XI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental da ABES-RS: Palestra Magna de ex-ministra de Portugal abre evento em Porto Alegre

Data:03/10/2018- Fonte:ABES

Suely Melo


Começou nesta terça, dia 2 de outubro, em Porto Alegre, o 11º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, que nesta edição traz como tema central “Meio Ambiente, Política e Economia”. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS (onde está sendo realizado), em parceria com Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler/ RS – FEPAM e Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O simpósio vai até esta quinta-feira, dia 4.

A abertura do evento contou com uma Palestra Magna da engenheira química Dulce Álvaro Pássaro, ex-Ministra de Meio Ambiente de Portugal. “A partir do exemplo da gestão de resíduos em Portugal, a palestrante abordou temas como a necessidade de indicadores e informações confiáveis, a importância de envolvimento dos cidadãos e a necessidade de clareza dos custos dos serviços”, destaca Jussara. “Dulce finalizou pontuando que a gestão eficiente do saneamento, em Portugal, é um dos pontos de atração de investimentos no país europeu”, conta.

Entre os temas discutidos no simpósio estão os impactos dos fatores econômicos e políticos na definição e implantação de soluções tecnológicas, a exemplo das tecnologias para reuso de água, aproveitamento de lodos de esgotos sanitários, minimização do uso de água, eficiência energética, energias alternativas, reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos. Pretende-se, ainda, discutir os principais problemas ambientais brasileiros e gaúchos, bem como temas como o enfrentamento das consequências das mudanças climáticas, e sua relação com a economia e a política.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade