REVISTA TAE - Semana de Engenharia em Piracicaba lança documento para promover cidades da América Latina mais resilientes aos Eventos Climáticos Extremos

Esta notícia já foi visualizada 151 vezes.

Semana de Engenharia em Piracicaba lança documento para promover cidades da América Latina mais resilientes aos Eventos Climáticos Extremos

Data:11/10/2018- Fonte:www.agua.org.br

Documento é assinado pelo Consórcio PCJ e Escola de Engenharia da FUMEP e será promovido no âmbito da Rede Latino-americana de Organismos de Bacias

O Consórcio PCJ ao lado das Faculdades de Engenharia Civil e Ambiental da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba, lançou durante a Semana de Engenharia a “Declaração de Piracicaba” que tem como objetivo deixar as cidades da américa latina mais resilientes à ocorrência dos eventos climáticos extremos, por meio do uso de infraestruturas mais verdes. A semana está acontecendo de 08 a 11 de outubro.

Durante as atividades de abertura da Semana de Engenharia, realizada na última segunda-feira (08), o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, participou do painel sobre os impactos dos eventos extremos para a sustentabilidade hídrica futura e lançou proposta aos presentes de elaboração de documento que será distribuído a toda a América Latina, por meio da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOB) e de sua secretaria executiva exercida pela Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB). Lahóz, que também é um dos vogais da rede, abordou ainda sobre a recomendação da Organização das Nações Unidas quanto aos impactos das mudanças climáticas na América Latina.

O secretário executivo do Consórcio PCJ procurou com essa iniciativa enaltecer a importância do pioneirismo e história de Piracicaba no debate dos grandes temas ambientais. “Resolvemos começar por aqui, tendo-se em vista que a cidade foi precursora das discussões que resultaram na Campanha Redenção Ecológica Ano 2000, com a posterior implantação do primeiro Comitê de Bacias do Brasil”, lembrou.

Lahóz é professor de carreira da EEP, coordenador acadêmico do curso de especialização em Infraestrutura de Saneamento Básico do CPG e revelou em suas justificativas que a proposta do documento é estimular e orientar entidades, instituições e pessoas a aproveitarem eventos técnicos e científicos para divulgar a preocupação, o compromisso e as contribuições para questões relacionadas a eventos climáticos extremos. “Só assim vamos estimular a formação promissora de profissionais completamente comprometidos com a qualidade de vida das pessoas e do planeta”, disse.

A mesa de debate foi moderada pelo engº Luiz Roberto Moretti, diretor da Diretoria da Bacia do Médio Tiete do DAEE (Depto de Águas e Energia do Estado de São Paulo) e coordenador de pós-graduação em gestão de recursos hídricos do CPG- Centro de Pós-Graduação da EEP/FUMEP, além de exercer as funções de Secretário Executivo dos Comitês PCJ, e contou com as presenças do gerente de Recursos Hídricos da Metropolitana Norte da SABESP, engº Carlos Roberto Dardies; do coordenador de meio ambiente da FIESP e da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ, engº Alexandre Vilela; e do diretor presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, o debate teve como base os temas das palestras proferidas por eles para apresentação do “Projeto e Operação do Sistema Cantareira”, com a posterior exposição das “Realidades e Desafios da Segurança Hídrica nas Bacias PCJ” e apresentação das “Iniciativas de Infraestrutura Verde na Gestão de Bacias hidrográficas”.

“Muitíssimo proveitosas as participações dos ilustres membros do Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, que nos trouxeram à luz aspectos importantíssimos de uma realidade impactante que deve ser do conhecimento de todos e, sobretudo, de domínio absoluto dos futuros profissionais ambientalistas e civis”, disse a Profª. Dra. Maria Helena Santini Campos Tavares, do curso de Engenharia Ambiental da EEP e uma das coordenadoras da Semana.

A Semana de Engenharia Civil e Ambiental de Piracicaba está acontecendo no campus da EEP/FUMEP, em Piracicaba (SP), no salão nobre da Escola, a partir das 19h20 com palestras e visitas técnicas programadas até o dia 11 de outubro, quando ocorrerá o encerramento das contribuições dos participantes junto ao documento “Declaração de Piracicaba”.

Com o tema “Cidades: O Desafio de Concretizar a Sustentabilidade”, a Semana coloca em pauta os principais problemas decorrentes do crescimento desordenado das cidades, a exemplo dos processos que impactam os sistemas hídrico e energético, a geração desordenada de resíduos e a exploração de recursos naturais, entre outros. A participação é gratuita e aberta ao público externo da Faculdade.

Mais informações acesse: www.fumep.edu.br

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade