REVISTA TAE - Obra da Corsan vai aumentar em 30% o abastecimento de água em Canela e Gramado
Esta notícia já foi visualizada 859 vezes.



Obra da Corsan vai aumentar em 30% o abastecimento de água em Canela e Gramado

Data:21/11/2018
Fonte: Corsan

A Corsan realiza, nesta quarta-feira (21), uma das principais etapas para colocar em operação a adutora de água que vai ampliar o abastecimento de água em Canela e Gramado em mais 30%. Para realizar o serviço, será necessário interromper o abastecimento, podendo haver oscilação na disponibilização de água nos dois municípios a partir das 8h do dia 21. A normalização do sistema deverá ocorrer até a madrugada de quinta-feira, 22.

Confira as ações que serão realizadas:

- Interligação de adutora de água bruta que levará água de São Francisco de Paula para Gramado e Canela.
- Substituição de quadros de comando e instalação de conversores de frequência.
- Substituição de ventosa na adutora de água tratada Canela/Gramado.

- Adequação de floculadores da Estação 2 para nova condição de operação. 

Informações podem ser obtidas no site da Corsan, na seção “Situação do Abastecimento de Água” ou pelo Corsan 24 Horas (0800.646.6444).

 

Iniciativas da Companhia para garantir o abastecimento contínuo em Canela e Gramado


A Corsan vem intensificando suas ações com o objetivo de atender demandas antigas da população de Gramado, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água. Além desta adutora, o novo reservatório de 3.000 m³ na Aldeia do Papai Noel foi inaugurado e está em plena operação. Para o abastecimento de água, ainda foram realizadas melhorias operacionais no sistema integrado de Canela e Gramado, o que possibilitou o aumento de capacidade de produção em 20% para as duas cidades. Está sendo iniciada a execução dos serviços do contrato de performance, com o objetivo de reduzir perdas comerciais e operacionais e, consequentemente, melhorar a utilização e o fornecimento de água para os clientes.

Ainda, com conclusão prevista para dezembro/2018, está em andamento a instalação do Centro de Controle Operacional, que inclui sala de controle e equipamentos de telemetria em vários pontos das cidades e permitirá o acompanhamento do sistema online, agilizando os atendimentos.

No tratamento de esgotos, estão em fase de licitação as Estações de Tratamento de Esgoto pré-fabricadas para Canela e Gramado, com dois módulos para cada cidade. A Companhia também está realizando um diagnóstico que pretende identificar a situação das ligações de esgotos na cidade, apurando se os imóveis possuem os sistemas individuais de tratamento de esgotos; se possuem a adequada dimensão; se necessitam de limpeza; se apresentam regular funcionamento e se estão interligados à rede pública cloacal. Em parceria com a Prefeitura, uma força tarefa está verificando a existência de lançamentos clandestinos de esgotos cloacais na rede pluvial, ou de esgotos pluviais na rede cloacal, adotando as medidas administrativas necessárias.

Comentários desta notícia

Publicidade