REVISTA TAE - Água e lixo – Problemas e soluções inseparáveis
Esta notícia já foi visualizada 773 vezes.



Água e lixo – Problemas e soluções inseparáveis

Data:27/11/2018
Fonte: Envolverde

Palestra na Câmara Municipal de São Paulo aborda soluções inovadoras para a gestão da água e do lixo em São Paulo

O gerenciamento dos recursos hídricos e dos resíduos nas cidades são questões que caminham juntas e também temas prementes nos grandes centros urbanos. Na cidade de São Paulo, 18 mil toneladas de lixo são coletadas todos os meses, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isso equivale à metade dos resíduos gerados em todo o estado de São Paulo e cerca de 10% de todo o volume produzido no país.

Os números não são menos significativos quando o assunto é água. Atualmente, a Sabesp distribui 60,9 mil litros por segundo (l/s) para abastecer 21 milhões de pessoas na Grande São Paulo, de acordo com informações do Instituto Akatu. E tratar desse volume todo para entregar água com qualidade não é um desafio pequeno.

Diante da enormidade da questão, pessoas e empresas têm pensado em soluções inovadoras e colaborativas para lidar com o assunto. O mandato da vereadora Soninha Francine vai promover um bate-papo para falar sobre duas delas: as ilhas flutuantes e o projeto Rua Lixo Zero.

Na palestra aberta ‘Água e lixo – Problemas e soluções inseparáveis’ os presentes poderão conversar com o engenheiro ambiental Benjamin Herr Boudler, da ÁguaV – Construindo Sustentabilidade, que já ajudou implantar em cursos d’água de São Paulo quatro ilhas flutuantes, que filtram a água utilizando essencialmente plantas, e com a também engenheira ambiental e consultora de projetos Maiara Batista, que coordenou na Vila Madalena o projeto Rua Lixo Zero, iniciativa que engajou empresas e moradores de uma rua para reduzir a geração de resíduos e ampliar os índices de reciclagem.

O evento é aberto e gratuito e não é preciso fazer inscrição!

Serviço: 

Palestra aberta – Água e lixo – Problemas e soluções inseparáveis

Quando: 30 de novembro, das 10h às 12h

Onde: Câmara Municipal de São Paulo

Endereço: Viaduto Jacareí, 100, 1º subsolo, Sala Sérgio Vieira de Melo



Comentários desta notícia

Publicidade