REVISTA TAE - Paranaguá Saneamento inaugura Estação de Tratamento de Esgoto Cominese

Esta notícia já foi visualizada 612 vezes.

Paranaguá Saneamento inaugura Estação de Tratamento de Esgoto Cominese

Data:07/12/2018- Fonte:Assessoria de imprensa

Cidade terá 90% do esgoto coletado e tratado e integrará o seleto grupo das mais saneadas do Brasil. Nova ETE beneficia cerca de 40 mil moradores de 18 bairros

 

A Paranaguá Saneamento inaugurou, na terça-feira (4/12), a primeira fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cominese, localizada no bairro Porto Seguro, em Paranaguá. O novo sistema beneficia 18 bairros, com cerca de 40 mil moradores, e coloca a cidade entre as mais saneadas do Brasil: 90% do seu esgoto passa a ser coletado e tratado. De acordo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), a média nacional é de 42%.

 

O sistema Cominese é formado por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 22 Estações Elevatórias, 120 km de redes coletoras e um emissário (tubulação que transporta o efluente tratado até uma ponte de descarte no rio) com 2 km de extensão.

 

O diferencial desse projeto é o processo europeu de filtro biológico, que tem capacidade para diminuir a carga de resíduos orgânicos cinco vezes mais rápido do que os sistemas de tratamento convencionais. Aliado à eliminação de gases na entrada da estação, o processo biológico de filtragem ajuda a reduzir a emissão de odores no tratamento do esgoto.

 

“O material recebido e tratado aqui será devolvido à natureza com elevado padrão de qualidade, atendendo integralmente as normativas do saneamento básico vigentes no Brasil”, destaca Luis Afonso Bazzo, diretor-geral da Paranaguá Saneamento. O executivo lembra ainda que, em muitos casos, o processo de tratamento nas ETEs é tão eficiente que o efluente devolvido ao meio ambiente, não raro, tem qualidade melhor que a da água captada em alguns rios que já estão em estágio de degradação.

 

Serão disponibilizadas cerca de 10,5 mil ligações de redes domiciliares para fornecer acesso ao sistema. A obra beneficia os bairros: Jardim Paranaguá, Parque Agari, Parque São João, Vila Divinéia, Vila dos Comerciários, Jardim Jacarandá, Jardim Ouro Fino, Colônia Santa Rita, Vila do Povo, Jardim Paraná, Vila Garcia, Jardim Esperança, Vale do Sol, Porto Seguro, Vila São Carlos, Vila São Jorge, Labra e Embocuí.

 

Entrega antecipada

A construção da ETE Cominese, iniciada em junho, teve sua data de conclusão antecipada em dezoito meses. A entrega da obra completa, ainda em 2018, foi possível graças à adoção de um método de construção modular, que diminuiu o tempo de montagem do sistema. As estruturas em concreto e os equipamentos e tanques em aço-inox, todos pré-fabricados, foram transportados diretamente da fábrica para o local de montagem. A construção modular proporcionou agilidade na obra, com redução com redução de resíduos de construção civil e desperdícios.

 

“Nosso compromisso, em todas as 25 cidades onde atuamos, extrapola a entrega de um serviço de qualidade. Estamos comprometidos com o futuro dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável dos municípios. O resultado do nosso trabalho traz impactos positivos do ponto de vista social, econômico e ambiental para milhares de pessoas. Por isso, antecipar a entrega de Cominese é um marco tão importante para nós”, garante Gustavo Guimarães, presidente da Iguá Saneamento.

 

A partir da operação da ETE Cominese, a cidade de Paranaguá se aproxima do seleto grupo dos 20 municípios com melhor nível de atendimento urbano de esgoto do Brasil. De de acordo com o Instituto Trata Brasil, compõem o grupo as cidades de Franca (SP), Cascavel (PR), Uberlândia (MG), Vitória da Conquista (BA), Maringá (PR), Limeira (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP), Uberaba (MG), Campina Grande (PB), Santos (SP), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Petrolina (PE), Piracicaba (SP), Curitiba (PR), Niterói (RJ), Jundiaí (SP), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Mauá (SP).

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade