REVISTA TAE - Copasa realiza obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Caratinga

Esta notícia já foi visualizada 557 vezes.

Copasa realiza obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Caratinga

Data:07/12/2018- Fonte:www.copasa.com.br

Empreendimento, que conta com um investimento da ordem de R$ 21 milhões, deverá ser concluído até setembro de 2021

 

O Conselho de Administração da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) aprovou, em novembro de 2018, a alocação de recursos financeiros de R$ 21,27 milhões para ampliação do sistema de esgotamento sanitário da sede do município de Caratinga. O empreendimento resultará no aumento de cerca de 40% da capacidade de tratamento em relação ao índice atual. Com a conclusão da obra, prevista para 2021, Caratinga terá 95% do esgoto tratado.

 

As obras, que terão início a partir do primeiro semestre de 2019, tão logo seja concluído o processo licitatório, contribuirão para a despoluição dos mananciais da região e para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população do município. Com esse sistema, todo o esgoto coletado será tratado antes de ser devolvido ao rio Caratinga, proporcionando um grande ganho ambiental e beneficiando em torno de 90 mil habitantes.

 

Além da ampliação e conclusão de todas as unidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caratinga, com a implantação de um moderno sistema de desodorização, o empreendimento contempla a construção de 370 ligações prediais de esgoto; 3.044 metros de redes coletoras de esgoto (tubulações que recebem os esgotos gerados nas residências, estabelecimentos comerciais e industriais); 5.262 metros de interceptores de esgoto (redes que possibilitam o transporte do esgoto coletado até a ETE), 02 estações elevatórias (unidades que bombeiam o esgoto coletado para um ponto mais elevado, como a própria ETE ou outro posto de destinação final).

 

De acordo com o Superintendente Operacional do Vale do Rio Doce e Vale do Aço da Copasa, Albino Campos, o município de Caratinga irá ganhar uma série de benefícios com a ampliação do tratamento de esgoto. “Hoje, 55,7% dos esgotos gerados na cidade são devidamente tratados. Com a conclusão do sistema de esgotamento sanitário, esse número aumentará para 95%, sendo uma grande conquista para toda a população de Caratinga. A execução desta importante obra confirma o compromisso da Copasa junto ao município”, explica.

 

O prefeito de Caratinga, Dr. Wellington Moreira, destaca que a obra irá contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Poucos municípios possuem 95% do esgoto tratado, e Caratinga terá essa oportunidade. A obra irá gerar emprego na cidade, por causa da contratação de mão de obra local, além da circulação de moeda, de melhoria da saúde da população e preservação do meio ambiente”, ressalta.


Mais qualidade de vida para Caratinga

 

O tratamento de esgoto permitirá ainda que a cidade receba o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade das áreas já protegidas. Além disso, também irá contribuir para a erradicação de doenças de veiculação hídrica; o controle da proliferação de vetores; a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e mudanças positivas nos aspectos urbanísticos e consequentemente a valorização imobiliária da cidade.

 

Outro benefício gerado pela obra é o incremento da arrecadação do município, que recolherá os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa a ser contratada pela Companhia. Também serão gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e a contratação de serviços indiretos na cidade, o que gera receita e movimenta o comércio local.

 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade