REVISTA TAE - DMAE de Uberlândia retorna como associado da Assemae
Esta notícia já foi visualizada 773 vezes.



DMAE de Uberlândia retorna como associado da Assemae

Data:12/12/2018
Fonte: Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - Assemae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia (MG) acaba de retornar ao grupo de municípios associados à Assemae. Para a entidade, a retomada dessa histórica parceria fortalece a luta pelo avanço do saneamento básico de qualidade, demonstrando o compromisso com a eficiência dos serviços públicos e saúde da população.

O retorno à Assemae foi oficializado em reunião na sexta-feira, 07/12, com a presença do secretário executivo da entidade, Francisco Lopes, o vice-prefeito de Uberlândia e diretor geral do DMAE, Paulo Sérgio Ferreira, o vereador e futuro presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Hélio Ferraz de Oliveira, e o procurador municipal, Pedro Augusto de Oliveira Santos.

Na ocasião, Francisco Lopes relembrou os benefícios que o município recebe ao ser associado da Assemae, como o suporte jurídico, realização de cursos e representação nos órgãos federais. “Nosso compromisso é defender os interesses do saneamento municipal, apresentando as reivindicações de nossos associados para o desenvolvimento da gestão pública de qualidade”, frisou.

O vice-prefeito de Uberlândia e diretor-geral do DMAE, Paulo Sérgio Ferreira, confirmou o retorno da autarquia à Assemae e agradeceu pelo esforço da entidade para apoiar os sistemas municipais. “Vamos aproveitar a expertise da Assemae e trazer novas capacitações aos servidores do DMAE, além de eventos e projetos que resultem na troca de conhecimento entre os municípios. É uma parceria onde todos saem ganhando”, destaca.

Histórico

O DMAE de Uberlândia é um dos municípios fundadores da Assemae, inclusive, foi a autarquia responsável pela convocação da primeira reunião da entidade, em 1984. A 44ª Assembleia Nacional da Assemae ocorreu na cidade de Uberlândia, em 2014, levando para o município as principais discussões que envolvem a agenda pública do saneamento básico.

O evento reuniu mais de dois mil participantes e contribuiu para projetar Uberlândia, em cenário nacional, como vitrine da boa gestão dos sistemas de saneamento básico. Atualmente, o DMAE possui assento na Diretoria de Desenvolvimento Associativo de Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana da Assemae.

Saneamento em Uberlândia

Com 100% dos domicílios recebendo água tratada, Uberlândia é a 2ª cidade do Brasil com o melhor tratamento de água e esgoto entre as 100 maiores cidades do país.  Os dados refletem os investimentos em saneamento básico e tratamento dos recursos hídricos feitos pela prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).

O DMAE trata 100% do esgoto coletado em 98% dos domicílios de Uberlândia. As unidades de tratamento de esgoto, bem como as redes coletoras foram implantadas segundo o crescimento da cidade. Com duas estações de captação e tratamento de água e uma terceira em construção, o DMAE investe para garantir o abastecimento a uma população de 1,5 milhão de habitantes. Hoje a cidade tem 669. 672 conforme projeção do IBGE de 2016. As duas estações de água produzem, cada uma, de 1.100 a 1.500 litros/segundo.

Desde 2005, Uberlândia se manteve entre as 10 melhores posições no ranking nacional do saneamento. Há 50 anos, o DMAE começou a escrever a história do saneamento da cidade e segue trabalhando para manter a qualidade da água e o tratamento do esgoto que chega a 98% das residências. 

Comentários desta notícia

Publicidade