REVISTA TAE - A importância da água para o Brasil e para o mundo é tema de novo livro de Sérgio Túlio Caldas

Esta notícia já foi visualizada 610 vezes.

A importância da água para o Brasil e para o mundo é tema de novo livro de Sérgio Túlio Caldas

Data:13/12/2018- Fonte:Assessoria de imprensa

Obra publicada pela Editora Moderna, Água: precisamos falar sobre isso, do mesmo autor de Com os pés na África, ganhador do Prêmio Jabuti 2017, será lançada em São Paulo

De toda a água existente no mundo, 97% é salgada, inapropriada ao consumo. Dos 3% da água doce restantes, 2% estão inacessíveis em geleiras, camadas de neve e reservatórios subterrâneos. O dado demonstra que apenas 1% está à disposição para irrigação de plantações, abastecimento de cidades, movimentação da indústria e, principalmente, matar a sede de toda a população mundial. Entretanto, as fontes de água estão ameaçadas pelo desmatamento, pela poluição, desperdício e pela exploração demasiada.

No livro Água: precisamos falar sobre isso, que será lançado no próximo dia 19 na Livraria da Vila´, em São Paulo, o autor Sérgio Túlio Caldas mostra essa delicada situação da água a partir de suas observações em viagens por diversas regiões do Brasil e do mundo, onde há fartura e escassez deste recurso natural; onde existem ações de preservação, mas também tensões por um pouco de água.

Premiado pelo Jabuti em 2017 com o livro Com os Pés na África (Moderna), Sérgio Túlio Caldas fala, nesse seu novo livro, sobre suas jornadas e narrativas que passam pelos Himalaias (uma das mais importantes reservas de água doce do mundo), pela Floresta Amazônica (onde se concentra um volume extraordinário de água tanto nas nuvens, quanto na superfície e no subsolo), Israel e locais onde há conflitos pelo líquido.

Sérgio Túlio também navega pelo rio mais poluído do país – o Tietê –, percorre a Caatinga, o Pantanal, a Mata Atlântica e outras regiões do Brasil e do mundo onde há sede e fartura. "O livro é um alerta ao uso ineficiente e ao descaso com esse bem tão necessário à vida, mas ameaçado pelo desmatamento, poluição e exploração desenfreada", diz o autor.

Voltado ao público juvenil, a obra é leitura essencial para todos que respeitam o planeta e querem entender mais sobre esse precioso recurso hídrico.

Sobre o autor
Sérgio Túlio Caldas é jornalista, escritor, diretor de TV e roteirista. Viajante contumaz, ora por meio do trabalho, ora por pura curtição, tem pegado estrada das Américas à Ásia para escrever, fazer reportagens e filmar. Trabalhou para importantes veículos de comunicação do País, como o jornal O Estado de S.Paulo, revistas Veja e Os Caminhos da Terra, TVs Gazeta e Record. Tem roteirizado e dirigido documentários e séries para o canal National Geographic, e para tvs públicas brasileiras. Para o NatGeo, entre outros programas, escreveu a série de 10 episódios "Nos Caminhos de Che", e dirigiu o seriado, também de 10 episódios "Parques de São Paulo". Na África, por onde viajou e morou, dirigiu um programa de jornalismo e entretenimento exibido na TV Pública de Angola, TPA. Autor de vários livros, como Nas Fronteiras do Islã (Record), Café/Um Grão de História (Dialeto), Sérgio Túlio Caldas publicou pela Moderna Terra sob Pressão – A vida na era do aquecimento global, finalista do Prêmio Jabuti, e Com os Pés na África, vencedor do Jabuti em 2017.

Serviço
Lançamento de livro
Água: precisamos falar sobre isso
Autor: Sérgio Túlio Caldas
Quando: 19/12, quarta-feira
Local: Livraria da Vila, rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - SP
Horário: das 19h às 22h

Sobre a Editora Moderna

A Editora Moderna edita, publica e distribui livros didáticos, de literatura e materiais de apoio pedagógico, desde 1968, sendo líder no mercado brasileiro. Em 2001, passou a integrar a Santillana, grupo editorial e de educação presente em 22 países. Visando contribuir para o desenvolvimento educacional e cultural do país, a Moderna investe constantemente em pesquisas e tecnologia e está na vanguarda na oferta de conteúdos educativos inovadores e de alta qualidade para instituições de ensino públicas e privadas. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para fomentar reflexões e políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino. Ainda contribui com projetos sociais de fomento à educação e à cultura, em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor.



+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade