REVISTA TAE - Seminário Internacional da Água reunirá experiências de, pelo menos, seis países em Piracicaba no mês de março de 2019

Esta notícia já foi visualizada 613 vezes.

Seminário Internacional da Água reunirá experiências de, pelo menos, seis países em Piracicaba no mês de março de 2019

Data:14/12/2018- Fonte:Agência das Bacias PCJ

Evento, que acontecerá nos dias 14 e 15 de março de 2019, é uma realização da Prefeitura de Piracicaba e Semae, com organização do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, e tem entre os parceiros a Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ; além do Brasil, especialistas e autoridades de Israel, França, Chile, Austrália e México deverão marcar presença no seminário

 

Conscientizar a sociedade a respeito da importância da água e de sua conservação é um dos principais objetivos do Seminário Internacional da Água, que a Prefeitura de Piracicaba, em conjunto com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), realizará no município nos dias 14 e 15 de março de 2019. A Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ são alguns dos parceiros desse evento, anunciado oficialmente nesta terça-feira (11/12/2018), durante coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, Barjas Negri. Especialistas e autoridades de pelo menos seis países, incluindo o Brasil, deverão marcar presença nas atividades.

 

O evento será realizado no Teatro Erotides de Campos e no Armazém 14 do Engenho Central, com palestras, debates e exposições onde serão debatidos a gestão dos recursos hídricos naturais. A proposta do seminário é propiciar um grande encontro, com convidados internacionais de renome mundial para discutir o tema da água, desde as suas formas de captação, tratamento, distribuição, perda e escassez. O evento está sendo organizado pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes. As inscrições para participar são obrigatórias e gratuitas e já podem ser feitas pelo site www.ci.eco.br/agua2019.

 

O diretor-executivo do Instituto, Gavroche Fukuma, ressaltou que a ideia é discutir o assunto ‘água’ em toda sua plenitude e com toda a sociedade. “A intenção é fazer com que todo mundo possa entender a real importância de um elemento que é escasso em nossa vida e pode acabar a qualquer momento. É importante que o mundo inteiro se volte para esse assunto”, argumentou. “Você não consegue passar o dia inteiro da sua vida sem ter água presente em algum momento. Se a gente não prestar atenção em como a água deve que ser tratada como bem escasso, que pode ser finito, corremos o sério risco de no futuro, daqui 10, 20 anos, não ter água para o nosso consumo”, alertou Fukuma.  

Segundo ele, a escolha de Piracicaba para sediar o seminário não foi por acaso. “Entre uma série de motivos, a escolha foi pela excelência na gestão da água e resíduos verificados no município”, explicou.

 

O prefeito Barjas Negri, que é também presidente dos Comitês PCJ salientou a importância do evento em âmbito regional e nacional. “É fundamental essa troca de experiências relacionadas à forma como consumimos a água. Piracicaba é exemplo na gestão de recursos hídricos, e isso foi conquistado fruto de muitos investimentos e da atenção integral da gestão pública”, afirmou.

Para Barjas, tão importante quanto debater a utilização dos recursos hídricos para a geração atual, é primordial que o mundo esteja preparado para as próximas gerações. “Nossa cidade é abastecida por mananciais que proporcionam uma rica oferta de água, mas não podemos nos distrair por um segundo sequer desperdiçando ou utilizando a água de forma perdulária. Estou certo que este seminário nos permitirá conhecermos alternativas que aprimorem nossos trabalhos e nos preparem ainda mais para garantir a oferta de água para o futuro”, disse Barjas Negri.

O vice-prefeito José Antonio de Godoy, destacou que a ideia de sediar um seminário sobre água em Piracicaba foi justamente pelo histórico do município na gestão dos recursos hídricos. “Pensando neste conjunto todo que temos em Piracicaba – a luta pela água, a Agência das Bacias PCJ, os Comitês PCJ e outras entidade- e chegamos à conclusão que deveríamos fazer um evento com certa robustez para situar nossa cidade, mostrar para o mundo que tempos preocupação com esse tema. A gente espera que esse seja o embrião de formar uma coisa muito boa, por isso estamos procurando trazer pessoas de peso do exterior”, comentou Godoy.

 

CONVIDADOS - Entre os convidados internacionais, são esperados especialistas de diversos países para apresentar seus cases de sucesso para o tratamento e gestão da água como Israel, Chile, México, Austrália e França. O francês Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, está previsto para proferir a palestra magna do Seminário. Foi ele quem, em 1977, criou a associação humanitária Transahara, que organiza missões de assistência para o desenvolvimento na África Subsaariana e Europa Oriental. “Esse seminário vai trazer experiências não só de outros países, mas também poder mostrar para as pessoas que visitarem o evento que existem formas divertidas de ter um contato com este assunto e poder aplicar isso nas suas vidas”, destacou Gavroche Fukuma.

Promovido em parceria da Prefeitura de Piracicaba e do Semae, o Seminário Internacional da Água é organizado pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes, em uma promoção da Agência das Bacias PCJ, Comitês PCJ e Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool do Piracicaba). O evento conta ainda com o apoio do Centro de Capacitação Hydrus.

SERVIÇO

Seminário Internacional da Água – Piracicaba-SP-Brasil

DATA: 14 e 15 de março de 2019

LOCAIS: Teatro Erotides de Campos e no Armazém 14 do Engenho Central de Piracicaba(SP)

REALIZAÇÃO: Prefeitura de Piracicaba e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto)

ORGANIZAÇÃO: Instituto Movimento Cidades Inteligentes

PROMOÇÃO: Agência das Bacias PCJ, Comitês PCJ e Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool do Piracicaba)

APOIO: Centro de Capacitação Hydrus

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: www.ci.eco.br/agua2019.

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade