REVISTA TAE - Sabesp testa desempenho de motor Audi com gás gerado no tratamento de esgoto
Esta notícia já foi visualizada 909 vezes.



Sabesp testa desempenho de motor Audi com gás gerado no tratamento de esgoto

Data:17/12/2018
Fonte: Sabesp

A Sabesp realizará testes em um veículo Audi A5 g-tron para avaliação de autonomia e performance do gás biometano gerado a partir do tratamento de esgoto. O veículo, que veio direto da Alemanha para testes no Brasil, ficará à disposição da equipe da Estação de Tratamento de Esgoto de Franca. Na sexta-feira (21/12), o automóvel estará na sede da Sabesp no bairro de Pinheiros, em São Paulo, para apresentação dos resultados da avaliação.

Biometano proveniente do tratamento de esgoto 
Desde abril de 2018, a Sabesp utiliza o biogás gerado no tratamento do esgoto para movimentar sua frota de 20 veículos em Franca. Atualmente, não se tem conhecimento de outro projeto desta magnitude para produção de biometano para uso veicular, gerado a partir do tratamento de biogás resultante do tratamento de esgoto na América Latina. 

O investimento total no projeto é de R$ 7,4 milhões e foi feito pela Sabesp em parceria com o Instituto Fraunhofer IGB, da Alemanha. O Instituto fez a doação de equipamentos de armazenamento, beneficiamento e compressão de biogás para a Sabesp, presta assistência técnica e acompanha a fase de pesquisas. À Sabesp coube a realização das obras para a instalação do equipamento, da linha de biogás, do sistema elétrico e a adaptação dos veículos para o biometano, além do pagamento de taxas, licenças e impostos. 

Comentários desta notícia

Publicidade