REVISTA TAE - Confira dicas para limpeza correta da caixa d’água

Esta notícia já foi visualizada 582 vezes.

Confira dicas para limpeza correta da caixa d’água

Data:08/01/2019- Fonte:Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

A água que chega às torneiras dos capixabas está pronta para o uso, inclusive para o consumo humano, ou seja, é possivel beber a água da torneira, segundo a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan). Isso porque a água que é tratada pela empresa passa por um processo extensivo de desinfecção, o que torna a potabilidade possível. No entanto, para que essa água seja efetivamente segura, o cidadão precisa garantir a limpeza dos reservatórios domésticos.

Com caixas d’água limpas e cobertas, se tem a garantia da manutenção da potabilidade, , pois a água chega com uma pequena, mas suficiente quantidade de cloro para que a qualidade da água seja mantida durante a reservação. A recomendação é que a limpeza dos reservatórios seja realizada a cada seis meses. O processo é simples, barato e representa saúde para toda a família. Elza de Abreu, gerente de Meio Ambiente e Controle da Qualidade da Cesan, afirma que todo o processo de tratamento da água potável é monitorado, com análises de parâmetros de substâncias que representam risco à saúde e de efeito estético, físico-químicas e bacteriológicas, desde a captação nos mananciais, passando pelas Estações de Tratamento, até em pontos estratégicos de distribuição à população.

Segundo Elza, se os reservatórios não forem limpos e mantidos fechados corretamente, há risco de contaminação da água por microrganismo patogênico, como vírus e bactérias, que podem ser transferidos por insetos e roedores, que podem causar doenças. “Como um alimento que precisa ser bem manuseado, para que a qualidade da água seja mantida é fundamental que os reservatórios, caixas de água e cisternas sejam mantidos limpos e tampados, para evitar o acesso de insetos e outros animais que podem transmitir doenças de veiculação hídrica”, alerta a gerente.

Confira passo a passo como limpar sua caixa d’água

1. Programe o dia da lavagem da caixa d’água, se certificando junto à Cesan de que não há previsão de paralisação programada para a seu bairro.
2. Utilize a água da caixa d’água para o próprio consumo antes da limpeza ou guarde-a em algum vasilhame para uso durante o período em que estiver realizando a limpeza.
3. Utilize balde, pano, vassoura, escova e água sanitária. Não use escova de aço.
4. Feche os registros de entrada de água ou amarre a boia da caixa.
5. Esvazie a caixa d’água abrindo as torneiras e verifique se há vazamento. Caso identifique o problema, conserte-o antes da limpeza.
6. Deixe um pouco de água na caixa, feche a saída da água com um tampão, evitando que a sujeira passe pelo mesmo.
7. Escove as partes internas do reservatório com escova ou vassoura limpa.
8. Com uma pá retire a sujeira. Com balde e pano retire toda a água acumulada.
9. Enxague as paredes e o fundo do reservatório usando um balde de 20 litros de água limpa misturada com 20 colheres de sopa de água sanitária. Use tantos baldes quanto forem necessários para enxaguar todas as paredes. Deixe a solução agir por 30 minutos.
10. Abra as torneiras para desinfecção de todos os canos, esvaziando totalmente a caixa.
11. Concluída a limpeza, feche a tampa da caixa e verifique se ficou bem vedada. Abra o registro ou desamarre a boia e deixe entrar a água.



 



 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade