REVISTA TAE - Assemae define tema para o 49º Congresso Nacional de Saneamento

Esta notícia já foi visualizada 669 vezes.

Assemae define tema para o 49º Congresso Nacional de Saneamento

Data:17/01/2019- Fonte: Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - Assemae

O 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae terá como tema central os “Novos Desafios para a Gestão do Saneamento Básico”.  Segundo a comissão organizadora do evento, a proposta do tema é provocar a reflexão sobre o atual momento do setor no Brasil, marcado pelo cenário de mudanças legislativas e estruturais. A iniciativa ocorrerá de 06 a 10 de maio de 2019, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), como parte das comemorações pelos 35 anos de criação da Assemae e 300 da capital mato-grossense.

Para o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, o Congresso colocará no centro do debate os desafios que repercutem diretamente na gestão dos serviços de saneamento, incluindo os benefícios da regulação, revisão de matriz tarifária e possibilidade de parcerias público-públicas ou público-privadas. “Os nossos eventos costumam acompanhar o momento político do país. Em 2019, o Brasil passará por uma nova realidade para o setor de saneamento básico, da qual a Assemae deverá participar e contribuir, tendo como objetivo o fortalecimento do saneamento municipal”, destaca.

A programação do encontro contemplará a realização de painéis, mesas-redondas, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias, minicursos e feira de saneamento básico. Os debates vão reunir especialistas com larga experiência no setor, entre eles, representantes do Governo Federal, agentes de financiamentos, operadores dos serviços de saneamento, reguladores, pesquisadores, gestores municipais e técnicos de organizações não governamentais.

O tema central foi definido pela comissão organizadora do evento, em reunião presencial no dia 11 de dezembro de 2018, na cidade de Brasília. O novo encontro do grupo ocorrerá no mês de fevereiro de 2019, em Cuiabá, onde serão acertados outros detalhes do Congresso, como a grade de palestrantes, parcerias institucionais e infraestrutura.

Trabalhos Técnicos

Já foram iniciadas as inscrições de trabalhos técnicos para o 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. Nessa primeira fase, os autores devem enviar o resumo expandido do trabalho, conforme modelo disponível no site do evento. Após essa etapa, os autores selecionados terão até 21 de abril de 2019 para enviar a versão completa e definitiva do trabalho técnico, ocupando no máximo 15 páginas. A comissão de avaliação, formada por professores e pesquisadores de diferentes universidades do Brasil, será responsável por atribuir as notas de cada trabalho, classificando-os para as apresentações orais ou pôsteres.

Feira de Saneamento

A Assemae também já iniciou a comercialização de estandes para a feira de saneamento do 49º Congresso Nacional da entidade.  Os expositores interessados devem entrar em contato para reservar o espaço que melhor atenda às necessidades da empresa, garantindo sua participação no evento e visibilidade junto aos municípios. A iniciativa receberá a visita de gestores municipais de todas as regiões do Brasil, a procura de soluções tecnológicas para a gestão dos serviços públicos de saneamento.

Inscrições

As inscrições para o evento estarão disponíveis pela internet em breve. Os participantes devem considerar as categorias de Associado, Sócio Individual, Autor de Trabalho, Não Associado e Estudante. Além da opção de boleto bancário, a Assemae oferece a possibilidade de pagamento via empenho. Neste caso, após a inscrição, o participante deverá encaminhar a nota de empenho digitalizada para o e-mail financeiro@assemae.org.br. Os estudantes também precisam enviar por e-mail a declaração escolar ou comprovante de matrícula.
 
 

+ Saiba Mais

Comentários desta notícia

Publicidade