REVISTA TAE - Primeiras turmas da Escola da Água e Saneamento estão com inscrições esgotadas
Esta notícia já foi visualizada 694 vezes.



Primeiras turmas da Escola da Água e Saneamento estão com inscrições esgotadas

Data:25/01/2019
Fonte: Agência das Bacias PCJ

Sucesso da primeira edição do curso de Instalação e manutenção de Redes promoverá a abertura de novas turmas ainda nesse semestre

Com apenas 11 dias de inscrições abertas as duas primeiras turmas para o curso “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” da Escola da Água e Saneamento estão completas. Os inscritos receberão um e-mail da organização confirmando a matrícula no polo escolhido para fazer o curso e o endereço onde será realizado. O sucesso pela procura dos cursos ocasionará a abertura de novas turmas ainda nesse semestre, em diferentes cidades.

Todas as vagas nos dois polos de aplicação estão preenchidas e as aulas acontecerão de 04 a 08 de fevereiro de 2019, na cidade de Americana (SP), e de 11 a 15 do mesmo mês, em Atibaia (SP). Os participantes passarão por uma avaliação ao final do curso e receberão certificado emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com carga horária de 40h.

Segundo a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora da Escola da Água e Saneamento, Andréa Borges, com a aplicação das primeiras turmas o próximo passo é abrir novas vagas para aplicação em outras cidades. “Nosso objetivo é realizar esse mesmo curso em diferentes pontos, dentro e fora das Bacias PCJ, procurando incentivar a participação do maior número possível de técnicos dos serviços de abastecimento. Também abriremos vagas para novos cursos em outras áreas, com perspectiva de realização on line, à distância, para áreas administrativas e gerenciais”, comenta ela.

Para o coordenador de projetos do Consórcio PCJ e também responsável pela organização dos cursos na área de saneamento da Escola da Água, José Cezar Saad, adequações poderão ser realizadas para as próximas turmas. “Estamos estudando junto aos serviços de abastecimento e com os nossos parceiros na realização dos cursos a possibilidade de realizar capacitações itinerantes, em cada cidade, para facilitar a participação dos técnicos e operadores que justificam ser complicado deixar suas atividades diárias para se locomover para outras cidades”, atenta.

O curso de “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto” (conteúdo programático pode ser acessado clicando aqui) foi eleito como o primeiro tema a ser trabalhado nas capacitações, após pesquisa realizada junto aos diretores e superintendentes dos serviços de água, que elencaram ainda como áreas de interesse os temas: monitoramento e diagnóstico da qualidade da água e manutenção e operação de sistemas de tratamento, metrologia e atendimento ao cliente.

A Escola da Água e Saneamento é fruto de uma parceria entre Consórcio PCJ, ARES-PCJ e Agência das Bacias PCJ. Um termo de Cooperação Institucional foi assinado entre as entidades em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, visando capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ. A Escola da Água e Saneamento atenderá cidades de outras bacias hidrográficas, já que a área de atuação da ARES-PCJ abrange 55 municípios, sendo que 20 estão localizados fora das Bacias PCJ, o que ampliará o alcance do projeto.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br ou pelo e-mail parcerias@agua.org.br.



  

Comentários desta notícia

Publicidade