REVISTA TAE - Teste de Fumaça avaliou redes de drenagem e esgoto em Laguna
Esta notícia já foi visualizada 721 vezes.



Teste de Fumaça avaliou redes de drenagem e esgoto em Laguna

Data:28/01/2019
Fonte: CASAN

Apesar das chuvas, equipes da CASAN e da Prefeitura de Laguna realizam nesta quinta-feira (24) Teste de Fumaça para avaliação de eventuais irregularidades relacionadas às redes de drenagem e de esgoto na região do Mar Grosso.
 
Esse primeiro Teste de Fumaça localizou danos pequenos, como ramais quebrados e vedações precárias em Caixas de Inspeção (que acabam permitindo infiltrações) nas redes de esgoto. Mas confirmou a sobrecarga da rede de drenagem assoreada em boa parte por areia, o que se reflete no extravasamento recorrente no sistema de esgotamento sanitário devido ao alagamento das ruas.
 
“Vamos retomar o Teste de Fumaça em tempo seco para fazer novas observações”, informa o engenheiro Daniel Crippa, da Gerência de Políticas Operacionais da CASAN. Crippa explica que além de comprometer o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Laguna, “as obstruções na tubulação de drenagem e a consequente presença de água da chuva na rede de esgoto provocam extravasamentos e mau cheiro nas ruas”. Por esse motivo, CASAN e a Prefeitura trabalham em conjunto para avaliar e acompanhar o funcionamento destas redes, que deveriam funcionar totalmente separadas.
 
A fumaça utilizada para o Teste não é tóxica e não representa risco algum à saúde. Como a água de chuva na rede de esgoto é um sério problema para as equipes operacionais, a CASAN adquiriu o equipamento visando otimizar o funcionamento dos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES.“É mais uma ferramenta que auxilia na otimização dos serviços de esgotamento sanitário”, complementa Daniel.

Fotos: Acervo CASAN

Comentários desta notícia

Publicidade