REVISTA TAE - Mais de 40 km de rede de esgotos já foram instalados em Ingleses e Santinho
Esta notícia já foi visualizada 713 vezes.



Mais de 40 km de rede de esgotos já foram instalados em Ingleses e Santinho

Data:31/01/2019
Fonte: www.casan.com.br

As equipes que trabalham com instalação da rede de coleta do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses-Santinho ultrapassaram a marca de 40 km do total de 58 km previstos no projeto. Segundo dados do relatório do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela Casan para executar as obras), durante o primeiro mês do ano os operários conseguiram conectar 770 metros de tubulações, chegando a 40,05 mil metros e aproximando-se de 70% do total de rede a ser instalada. 
 

As equipes estão trabalhando em cinco frentes. Quatro estão na região Norte de Ingleses   (ruas Ilha de Galés, Abel Álvares Cabral Junior, Morro das Feiticeiras e Brisamar) e uma na Servidão Dercídio Manoel Sagaz, nas proximidades da Rodovia João Gualberto Soares (Ingleses do Rio Vermelho). Em todas essas localidades há menor circulação de pessoas e automóveis, o que minimiza os transtornos causados pelas intervenções nas vias.
 

Trabalho em grande profundidade

Na região Norte de Ingleses normalmente o solo registra um grande acúmulo de água devido ao alto nível do lençol freático, o que torna o processo de escavação bem mais difícil e demorado, e as quatro frentes que lá trabalham instalaram a rede em profundidades acima de 3 metros (chegando até 4,20 metros em alguns trechos). 
 

Para se ter uma ideia do nível de dificuldade provocado pela combinação dessas condições de trabalho, entre os dias 21 e 26 de janeiro, a equipe que trabalhava na servidão Cassiano Gregório Flor (onde o solo é mais seco e a rede foi instalada a 2 metros de profundidade) conseguiu conectar 99 metros de tubulações, enquanto que no mesmo período, na área próxima à rua das Gaivotas o maior avanço registrado foi de 56 metros (na rua Morro das Feiticeiras). 

 

Além dessas dificuldades, a chuva intensa e que se estendeu ao longo de toda a última quinta-feira (24/01), impossibilitou a execução de trabalhos naquele dia. Mesmo assim, o progresso total da semana foi de 282 metros, o que corresponde a uma média diária de 56 metros. 


Paralelamente às obras de implantação das redes de coleta, o Consórcio vem realizando a instalação de Caixas de Inspeção (CIs) e redes auxiliares. Qualquer alteração da programação será previamente informada à comunidade. 

O projeto Ingleses-Santinho

Viabilizado a partir de uma ação conjunta da Casan, governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho demanda 
investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
 

Serão 58 km de rede instalada, cerca de 4.500 ligações domiciliares, estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE, cuja construção começa em breve) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário (considerado o mais completo).

Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em funcionamento. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela Casan que as ligações poderão ser realizadas.

Comentários desta notícia

Publicidade