REVISTA TAE - Cagece economiza na ETA oeste aproximadamente 200 mil m³ de água por mês
Esta notícia já foi visualizada 734 vezes.



Cagece economiza na ETA oeste aproximadamente 200 mil m³ de água por mês

Data:31/01/2019
Fonte: www.cagece.com.br

O projeto tem conseguido recuperar aproximadamente 200 mil m³ por mês de água de lavagem dos filtros

Um sistema voltado para a sustentabilidade construído pela Cagece tem conseguido recuperar aproximadamente 200 mil m³ por mês de água de lavagem dos filtros. O volume representa cerca de 95% do que é utilizado no processo de lavagens dos filtros da estação de tratamento de água Oeste, localizada em Caucaia, e é suficiente para abastecer o equivalente à praia do Cumbuco por três meses. A melhoria possibilitou que a companhia recebesse a certificação internacional ISO 9001, que atesta a qualidade dos processos de tratamento realizados no local.

De acordo com o coordenador de produção de água da Cagece, Airton Lima, a ETA Oeste trata-se de uma estação da companhia projetada para que a água dos filtros seja reaproveitada, de forma a reduzir os impactos ambientais. “O equipamento conta com uma estação de tratamento de resíduos gerados que recircula a água de lavagem dos filtros. A recirculação significa que o mesmo volume de água bruta está sendo economizado dos açudes cearenses. Só para ter uma ideia, a quantidade recuperada dá para abastecer uma cidade com 8.800 habitantes”, afirma Lima.

Além da eficiência no processo de recirculação, a companhia realizou também melhorias na estação para tornar o ambiente mais ecológico. Com as ações, o objetivo da empresa é conseguir mais uma certificação, a ISO 14001, que refere-se a prática de gestão ambiental.

Comentários desta notícia

Publicidade