REVISTA TAE - Sabesp inicia perfuração de túnel de conjunto de obras sob o rio Tietê
Esta notícia já foi visualizada 724 vezes.



Sabesp inicia perfuração de túnel de conjunto de obras sob o rio Tietê

Data:07/02/2019
Fonte: Sabesp

A Sabesp iniciou nesta quarta-feira (06/02), às 14h, em Barueri, os trabalhos para a perfuração do túnel sob o rio Tietê por onde vai passar a tubulação de grande porte que compõe as obras do Sistema Gênesis. Esse empreendimento vai beneficiar diretamente moradores de Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Aldeia da Serra e parte de Itapevi, levando mais água a uma população de cerca de 350 mil habitantes e contribuindo na flexibilização do abastecimento na Região Metropolitana de São Paulo.

Os trabalhos foram acompanhados pelo diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga; pelo diretor Metropolitano da companhia, Paulo Massato, e pelo secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu).

Com investimentos de R$ 90 milhões, o Gênesis é formado por um centro de reservação e por mais de 14 mil metros de adutoras que interligarão os sistemas de abastecimento da região da estação de trem Antônio João, em Barueri, até a sede do município de Santana de Parnaíba, situadas na parte oeste da Grande São Paulo. 

Na fase atual, são assentados 11 mil metros de redes de grande porte, que entrarão em operação até 2020. A parte que compreende o centro de reservação está na fase de liberação da área para execução das obras. O empreendimento amplia a segurança hídrica para a população da Grande São Paulo.

O início dos trabalhos no túnel representa um marco importante na execução desta obra. Os equipamentos que vão perfurar o túnel para a travessia da tubulação sob o Tietê serão posicionados na avenida Dib Sauaia com rua São Paulo, em frente ao posto policial, no Jardim Santa Cecília, município de Barueri. A passagem será feita por método não destrutivo, com uma máquina conhecida como Shield (equipamento de grande porte para fazer túneis) realizando a escavação abaixo do leito do rio.  

Este novo empreendimento faz parte de um conjunto de obras que, incluindo o Sistema Produtor São Lourenço, já geraram mais de 5 mil empregos diretos e indiretos, ocupados por moradores da própria região e contribuindo para a melhoria das condições sociais destas localidades.

Comentários desta notícia

Publicidade