REVISTA TAE - CAEMA realiza manutenção em poço no Bonfim
Esta notícia já foi visualizada 726 vezes.



CAEMA realiza manutenção em poço no Bonfim

Data:07/02/2019
Fonte: CAEMA

A Gerência da CAEMA do Anjo da Guarda realizou manutenção corretiva para melhoria de vazão e operação no Poço P-1. O poço de grande vazão atende moradores do Sol Nascente (Ponta do Bonfim), área do Itaqui-Bacanga.

Os serviços de manutenção foram executados na última quarta-feira (30), com apoio da Gerência de Produção de Água dos Sistemas Metropolitanos (OCMM- Sacavém), ajudando a restabelecer o funcionamento do poço em menor tempo possível, retomando o envio de vazão para as casas.

O poço havia apresentado problema mecânico no Conjunto Motor Bomba. José Maria Barros, responsável pela Gerência de Produção de Água dos Sistemas Metropolitanos, explica que este tipo de operação requer planejamento, devido ao fato de que o equipamento fica confinado no interior do poço (profundidade de 120m), e precisa ser retirado para verificação e realização dos procedimentos necessários para que volte a operar.

“Às vezes é preciso trocar alguma peça do conjunto, um rolamento, ou mesmo destravar a bomba, que também sofre panes e danos devido a sucessivas quedas de energia, o que pode ter também ocorrido aqui”, explica.

O poço do Sol Nascente, foi perfurado e posto em operação pela CAEMA em 2015, para abastecer moradores de uma área que sofria com a falta d’água a mais de 20 anos. A vazão explorada é de 15m³ por hora, capaz de atender com sobra as 300 famílias que residem na localidade.

Comentários desta notícia

Publicidade