REVISTA TAE - São Domingos começa a conhecer detalhes sobre o sistema de esgoto da cidade
Esta notícia já foi visualizada 745 vezes.



São Domingos começa a conhecer detalhes sobre o sistema de esgoto da cidade

Data:08/02/2019
Fonte: CASAN

Para iniciar as ações de conscientização junto à população a respeito do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que está sendo assumido pela CASAN na cidade de São, profissionais da Companhia, em conjunto com a Prefeitura, reuniram professores municipais, agentes comunitárias de saúde e protetores ambientais mirins nesta quarta-feira, dia 6. 
 
Presente ao evento, a prefeita Elieze Comachio lembrou que o saneamento ampliará a saúde dos moradores, a qualidade do meio ambiente da região e valorizará os imóveis beneficiados com o sistema.
 
No Centro de Eventos da Prefeitura, os engenheiros Daniel Bocchese, da CASAN, e Karina Breier, da Vital Engenharia, empresa responsável pela fiscalização das obras, apresentaram o projeto que baseou a obra coordenada e financiada pela Funasa, as etapas de instalação de redes e de construção da estação de tratamento, a área de abrangência e as unidades que compõem o sistema e o número de ligações.
 
A plateia ouviu dicas de como orientar os moradores a desativar as fossas sépticas e quando isso terá de ser realizado. É provável que essa necessidade de desativação ocorra a partir de março, após a vistoria técnica que a Funasa – financiadora da obra - realizará na estação de tratamento e na rede de coleta implantada.
 
Os engenheiros explicaram também por qual motivo a água das chuvas e das piscinas devem ser direcionadas para os canais de drenagem, falaram sobre a importância de o lixo não ser jogado na rede coletora e relataram os estragos gerados pela deposição de gordura no ralo da pia, indo direto para a rede. “Depois que esfria e seca, a gordura vira uma pedra”, explicou Bocchese.
 
Os técnicos da CASAN e da Prefeitura apresentaram também vídeos e compartilharam o link do site Trato pelo Saneamento, para que professores e educadores possam divulgar essas informações às crianças e estas, para seus familiares.
 
Faturamento pelo Serviço
 
Vilmar José de Farias, do setor comercial da Superintendência Regional do Oeste da CASAN, abordou a questão tarifária e os prazos de início de cobrança, que devem ser anunciados após a vistoria da Funasa. A empresa e a Prefeitura comunicarão a população com antecedência sobre a necessidade de iniciar as conexões dos imóveis à rede e o cronograma de início de faturamento.
 
Nas próximas semanas, a CASAN deve anunciar a realização de um curso para orientar instaladores hidráulicos e pedreiros da cidade sobre as formas adequadas de fazer as ligações entre os imóveis e a rede pública de esgoto.

Comentários desta notícia

Publicidade