REVISTA TAE - Cagece ativa captação de açude alternativo para reforçar abastecimento de Acopiara
Esta notícia já foi visualizada 678 vezes.



Cagece ativa captação de açude alternativo para reforçar abastecimento de Acopiara

Data:11/02/2019
Fonte: Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)

A açude, chamado Raimundo Morais, fica localizado em Sítio Cambitos.

Como forma de garantir a continuidade do abastecimento de água em Acopiara, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) passa a utilizar o açude Raimundo Morais, localizado em Sítio Cambitos, como fonte complementar para abastecer a cidade. A ativação deste ponto de captação visa manter a vazão de 180 m³/h necessária para atender os cerca de 36 mil habitantes do município.

O açude Trussu continua sendo a principal fonte de captação de Acopiara, no entanto, por se encontrar atualmente com menos de 5% da sua capacidade total de armazenamento,a captação alternativa é uma forma de preservar o manancial e evitar desabastecimento.

Para conseguir captar água do açude Raimundo Morais, a companhia reinstalou um conjunto motor-bomba e reativou uma adutora de seis quilômetros, que liga esta fonte de captação à estação de tratamento de Acopiara.

Além de adotar o açude Raimundo Morais como fonte de água complementar da vazão de Acopiara, a Cagece também realiza melhorias nos filtros da estação de tratamento de água da cidade. Para isso, foram investidos cerca de R$ 17 mil. “Os serviços nos filtros da estação de tratamento visam manter a qualidade da água distribuída à população e estão previstos para serem concluídos na próxima semana”, afirma o gerente da Cagece para Unidade de Negócio da Bacia Alto Jaguaribe, Adeilson Rolim.

Comentários desta notícia

Publicidade