REVISTA TAE - Saneago recebe visita técnica de diretora do ICMBio
Esta notícia já foi visualizada 1063 vezes.



Saneago recebe visita técnica de diretora do ICMBio

Data:04/07/2019
Fonte: Saneago

Ação representa uma das etapas para o processo de certificação da Companhia por parte do Instituto

A Saneago recebeu, nesta terça (2) e quarta-feira (3), visita da diretoria técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sílvia Viruel. A atividade foi realizada no contexto do processo de certificação com o Selo Verde da autarquia, cuja inscrição ocorreu por iniciativa da Superintendência de Planejamento Estratégico (Supla), em parceria com a Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sumab).

Na oportunidade, a diretora executou uma auditoria dos processos internos da Companhia, visitando diversas unidades e conhecendo na prática as propostas apresentadas nas três categorias inscritas: Gestão Socioambiental Responsável; Produto Sustentável (Produto Amigo da Natureza e Produto Ecologicamente Correto) e Ação/Case Socioambiental Responsável. A primeira foi desenvolvida em nível corporativo, enquanto a segunda contemplou o projeto do tijolo ecológico. No último segmento, por fim, foram elencados o Núcleo de Educação Ambiental e o Sistema Supervisório da Saneago.

Esta foi a segunda fase do processo para efetivação da certificação, que teve início com a resposta a um questionário avaliativo. A próxima etapa será a análise para liberação do parecer final e, possivelmente, entrega da premiação. “Não se trata apenas da imagem, do selo em si. O importante é o fato de estarmos buscando a excelência na prestação do serviço e, principalmente, a melhoria dos nossos processos internos. Esperamos fazer com que esse êxito que nós tentamos almejar se torne rotina”, declarou o gerente de Desenvolvimento Organizacional da Saneago (PR-GDS), Eduardo Morais.

Roteiro
A visita técnica teve início ontem, com uma recepção na Diretoria de Produção (Dipro). Na ocasião, o diretor Wanir Medeiros apresentou a Sala de Situação da Companhia, onde é possível acompanhar informações operacionais em tempo real, por meio do Sistema Supervisório. Em seguida, Sílvia Viruel assistiu a uma apresentação da Sumab e da Supla, na sala de reunião da Superintendência de Estudos e Projetos (Suesp). Por fim, a diretoria do ICMBio passou pela Estação de Tratamento de Água Jaime Câmara (ETAG).

Hoje, o roteiro seguiu com visitações a outras superintendências da Saneago: de Ouvidoria Geral (Suoge), de Governança (Sugov) e de Comunicação e Marketing (Sumar). Logo após, houve uma apresentação das ações socioambientais desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Ambiental Washington Novaes (NEA), na Estação de Tratamento de Esgoto Dr. Hélio Seixo de Britto (ETE). Durante essa atividade, foram expostos em detalhes os projetos da Companhia inscritos nas categorias mencionadas.


Selo Verde
O Selo Verde é uma certificação socioambiental concedida a empresas e instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios. Ele faz parte do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (Procert) e, para participar, a instituição ou empresa passa por um processo de avaliação que engloba a autoavaliação por meio de um questionário e a visita técnica in loco, que resultará em um parecer técnico final. 


Premiação anterior 
Em 9 de dezembro de 2013, a Saneago foi premiada na categoria Gestão Socioambiental Responsável do ICMBio, recebendo o certificado Procert daquele ano, o troféu Prêmio Socioambiental Chico Mendes e o Selo Verde Chico Mendes. A Companhia foi reconhecida pelos grandes esforços em prol do meio ambiente e da sustentabilidade, ressaltando seu comprometimento na preservação da natureza e da saúde pública.

Comentários desta notícia

Publicidade