REVISTA TAE - Professores universitários apresentam resultados do PROFCIAMB
Esta notícia já foi visualizada 1417 vezes.



Professores universitários apresentam resultados do PROFCIAMB

Data:10/07/2019
Fonte: Agência Nacional de Águas (ANA)

Nesta terça-feira, 2 de julho, em Brasília, aconteceu o Seminário de Apresentação dos Resultados do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). O objetivo do evento, que reuniu na sede da Agência Nacional de Águas (ANA) professores dos nove polos do Programa, foi promover o compartilhamento de avanços e êxitos, desafios e perspectivas a respeito da temática água no âmbito das Ciências Ambientais. 

O evento começou pela manhã com a presença do diretor de Regulação da ANA, Oscar Cordeiro, e de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como Liliana Naval e Luiz Alberto de Lira. O professor Tadeu Malheiros, coordenador da Rede PROFCIAMB e do polo do Programa na Universidade de São Paulo (USP) também participou da abertura. 

A programação foi dividida em duas partes. Na primeira foi debatido o panorama da Rede, avanços, perspectivas e desafios, além dos aprendizados do curso de extensão em ensino a distância (EaD). Na sequência, os coordenadores dos polos da Rede PROFCIAMB falaram sobre os resultados e os esforços obtidos por meio do Programa. 

O PROFCIAMB 

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2015, o PROFCIAMB deu início a suas atividades no ano seguinte tendo como foco na formação de aproximadamente 150 professores da rede de ensino básico em todo o País na temática da água. Nesta iniciativa a ANA investiu R$ 2,84 milhões. Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos. 

Nove universidades públicas oferecem o mestrado: Universidade de São Paulo (USP), que coordena a rede nacional; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade de Brasília (UnB). 

O PROFCIAMB busca possibilitar a formação continuada de professores da educação básica em nível de mestrado profissional, sendo uma ponte de integração das universidades com as escolas de educação básica. O objetivo é possibilitar que temas de pesquisas na temática das Ciências Ambientais alcancem as redes municipais, estaduais e escolas técnicas federais, chegando aos alunos de tais instituições. Assim, a ideia é contribuir para produção, difusão e aplicação de conhecimentos didáticos e metodológicos relacionadas às questões socioambientais.

Thamiris Lima / Banco de Imagens ANA - Abertura do PROFCIAMB
 

Comentários desta notícia

Publicidade