REVISTA TAE - Sanepar está entre as líderes em inovação de infraestrutura no Brasil
Esta notícia já foi visualizada 1000 vezes.



Sanepar está entre as líderes em inovação de infraestrutura no Brasil

Data:10/07/2019
Fonte: Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)

Ranking 2019 foi realizado pelo Valor Econômico que analisou 210 empresas de 23 setores da economia


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está entre as cinco empresas do setor de infraestrutura que lideram o ranking setorial da edição de 2019 do Valor Inovação Brasil. Em terceiro lugar, é a única companhia estadual de saneamento no topo do ranking. Esta é a quinta edição do ranking, realizado pelo Valor Econômico, que neste ano ouviu 210 empresas dos 23 setores analisados e indicou as líderes setoriais.

Em entrevista ao Valor, o diretor de Investimentos da Sanepar, Joel de Jesus Macedo, cita que a Companhia possui gerência específica de pesquisa e inovação e programa corporativo para identificar, sistematizar e disseminar práticas inovadoras, que é a Estação de Tratamento da Inovação (ETI). “Temos uma equipe de 22 pesquisadores, mestres e doutores, em contato com tudo o que acontece na área e atentos para as melhores tecnologias e inovações do mundo”, disse Joel.

Para o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, o bom posicionamento da Sanepar no ranking reforça o protagonismo da empresa em busca de soluções tecnológicas sustentáveis, de baixo custo, para disponibilizar serviços de forma mais rápida e eficiente à população. “Um exemplo de inovação são as estações modulares, construídas com mais agilidade para levarmos saúde a mais gente. Com elas, evoluímos no atendimento com esgotamento sanitário, avançando na universalização do serviço”, disse.

Para o gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, esse reconhecimento aponta que a Sanepar está no caminho certo ao investir em inovação para a sustentabilidade. Possetti cita que a Companhia mantém acordos de cooperação nacionais e internacionais e destaca alguns projetos de pesquisa em andamento, como internet das coisas aplicada em infraestruturas sanitárias, a produção de energia a partir do tratamento de lodo de esgoto e do biogás, a construção de uma usina solar fotovoltaica flutuante, a geração hidroenergética em sistemas de abastecimento de água, um sistema modular para remoção de ferro e manganês em água de poços, a tecnologia para sistema de reúso de efluentes com capacidade de produção de água industrial, o uso de fitorremediação para a revitalização de rios urbanos e as ferramentas para gestão sustentável de reservatórios.

A Sanepar participa também de fóruns estratégicos dedicados à inovação e dos principais eventos técnico-científicos nacionais do setor, bem como já gerou mais de 400 publicações. Além disso, criou o Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis, aberto a pesquisadores de todo o Brasil, e o Prêmio Inova Sanepar que recebe trabalhos de seus próprios pesquisadores.

Comentários desta notícia

Publicidade