REVISTA TAE - Sistema Público de Esgotos de Curitibanos é tema de palestra na Câmara de Vereadores
Esta notícia já foi visualizada 1671 vezes.



Sistema Público de Esgotos de Curitibanos é tema de palestra na Câmara de Vereadores

Data:18/07/2019
Fonte: CASAN

Com a presença do prefeito José Antonio Guidi, moradores e lideranças municipais, uma equipe de profissionais da CASAN apresentou na Câmara de Vereadores de Curitibanos, nesta quarta-feira o novo Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade.

Cinco engenheiros sanitaristas e químicos da Companhia mostraram durante o encontro como vai funcionar a infraestrutura que está em implantação na cidade desde 2016. A meta da Companhia é iniciar a operação no final deste ano.

Durante a palestra foram compartilhadas informações sobre a importância da coleta e tratamento do esgotamento sanitário para o desenvolvimento do município, a conservação do meio ambiente e a saúde da população.

O Sistema de Esgotamento Sanitário que está sendo implantado no município vai beneficiar cerca de 30% da população urbana. O investimento supera os R$ 46 milhões.

Os principais temas esclarecidos estiveram relacionados à cobrança da taxa, às repavimentações e ligações.

COBRANÇA DA TAXA

Os moradores que tiveram a rede coletora passando em frente à residência terão a taxa do novo serviço sendo cobrada a partir do inicio da operação, o que deve acontecer em Janeiro. Antes da cobrança eles receberão um aviso na fatura de água sobre o inicio da cobrança. O valor deste serviço será de 100% sobre o  consumo de água.

TARIFA SOCIAL

As famílias de baixa renda, que preencham os requisitos, podem solicitar a Tarifa Social da Companhia. Para isso, devem se dirigir até a Agência da CASAN de Curitibanos e protocolar o pedido. Essa taxa atualmente é de menos de R$ 10,00. Os requisitos a serem comprovados são: Residir em imóvel até 70m² ; Ter rendimento familiar igual ou inferior a dois salários mínimos até quatro habitantes ou renda familiar per capita de até 0,5 salários mínimos por habitante; e Não possuir automóvel.

REPAVIMENTAÇÕES

Todas as ruas que receberam as redes coletoras serão revisadas por uma equipe da empresa responsável pela obra e as repavimentações que apresentarem problemas serão refeitas. Para acompanhar esta ação foi formada uma comissão com representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, comunidade e empresa que fiscaliza a obra.

LIGAÇÕES

Cada morador que teve uma Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente a sua residência terá que efetuar a ligação do esgoto até a referida caixa. Essa ligação, da casa até a CI é responsabilidade do morador. 

A CASAN vai promover um curso gratuito voltado para encanadores e pedreiros da cidade com orientações sobre este procedimento.

CAIXA DE GORDURA, FOSSA, FILTRO E SUMIDOURO

Quando o sistema público começar a funcionar, a Caixa de Gordura deve ser mantida ativa e sendo limpa periodicamente. A gordura, se despejada na rede coletora de esgotos, pode trazer problemas como entupimentos. Fossa, filtro e sumidouro do sistema individual da residência deverão ser desativados. A orientação é de que estes locais sejam, inclusive, aterrados.

Comentários desta notícia

Publicidade