REVISTA TAE - CASAN executa Teste de Fumaça em redes de esgoto de Canoinhas
Esta notícia já foi visualizada 1522 vezes.



CASAN executa Teste de Fumaça em redes de esgoto de Canoinhas

Data:23/07/2019
Fonte: CASAN

Equipes técnicas da CASAN realizam esta semana em Canoinhas Testes de Fumaça para verificar o funcionamento das redes de esgoto. O trabalho que inicia nesta segunda-feira e prossegue até quinta será executado em todas as ruas dos bairros Centro, Jardim Esperança e Alto da Tijuca.

Com o Teste de Fumaça, no qual é lançada na rede pública de esgotos uma fumaça que não é tóxica, é possível identificar um conjunto de inadequações. Entre elas, ligações cruzadas entre as redes de drenagem (de água da chuva) e de esgoto, tubulações de rede quebradas ou mal encaixadas e outros pontos de infiltração da água.

Também é possível identificar problemas nos Poços de Visita (PVs), local em que os técnicos têm acesso à rede de esgotos, e nas Caixas de Inspeção (CIs), ponto em que o morador faz a conexão de seu sistema individual de esgoto à rede da CASAN.

O teste ainda permite identificar calhas e ralos que escoam água da chuva para a rede de esgoto. Além de comprometer o funcionamento da Estação de Tratamento, a presença da água da chuva na rede de esgotos provoca extravasamentos e mau cheiro nas ruas, principalmente em dias de chuva.

A CASAN ressalta que a fumaça utilizada para o teste não é tóxica e não representa risco algum à saúde das pessoas e de animais de estimação.

Moradores de residências ou prédios que apresentarem inadequações serão orientados sobre como solucionar o problema.

Foto: Acervo CASAN

Comentários desta notícia

Publicidade