REVISTA TAE - Comitiva da Bolívia conhece a tecnologia da ETE Capim Fino
Esta notícia já foi visualizada 1605 vezes.



Comitiva da Bolívia conhece a tecnologia da ETE Capim Fino

Data:24/07/2019
Fonte: Assessoria de imprensa

 A excelência nos procedimentos operacionais do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba e o destaque no ranking do saneamento, têm atraído a atenção de vários públicos na esfera nacional e internacional. Na última semana, a equipe técnica da Mirante recebeu o prefeito Jorge Morales Encinas e sua comitiva vinda diretamente do município de La Guardia, na Bolívia, intermediada pela empresa Paques Brasil, com o objetivo de conhecer a tecnologia operacional da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capim Fino.

Recepcionados pelo gerente de Engenharia e Operações, Valdir Antonio Alcarde Junior, Maria Aparecida Draheim, coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante com o apoio de Jan Poul Sorensen e Henrique Blasques de Assis, representantes da área comercial da Paques, a comitiva  composta também pelo engenheiro de Obras Públicas, Léo Córdova Palaes, Viviana Mariscal Montano, secretária municipal do Meio Ambiente e Consuelo Toledo Queiroz, primeira-dama,  pôde conferir estrutura física e tecnológica da unidade, que hoje, conta com  três reatores UBOX (Reatores integrados verticalizados - Tratamento Anaeróbio e Aeróbio, com sistema de captação de gás, e sistema de clarificação do efluente), além de uma câmara de contato para passagem do efluente tratado, implementados após a conclusão do projeto de ampliação e modernização da estação.

Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Valdir Alcarde Junior, a visita é uma oportunidade de apresentar um dos sistemas mais complexos de Piracicaba, que além de operar com uma eficiência alta, oferece benefícios diretos ao meio ambiente. “O diferencial dessa planta é que ela tem uma concepção que contempla módulos verticais, que devido operação acontecer pelos métodos aeróbio e anaeróbio, geram menos volume de lodo contribuindo ainda mais para a diminuição dos impactos ambientais”, explica Alcarde.

De acordo com o prefeito boliviano, o sistema e a metodologia empregados na ETE Capim Fino, permitiria avançar no setor e solucionar um problema de mau odor gerado pelo processo de tratamento utilizado em parte de La Guardia.

              “Sou de um município próximo a Santa Cruz de La Sierra,  que possui  aproximadamente 150 mil habitantes. Atualmente, contamos com uma ETE que atende cerca de 15 mil pessoas, que opera por meio da concepção anaeróbia e, por isso, tem causado incomodo a população pelo forte odor que gera. A visita realizada tem a finalidade de conhecer a tecnologia aplicada e estudar de que forma podemos implantar em La Guardia. Essa é a segunda vez que venho a essa unidade, sempre em busca de levar uma solução definitiva para esse problema. Durante o tour pudemos comprovar que a metodologia é bastante avançada, com isso,  acreditamos que seja ideal para implantar na primeira etapa de modernização de tratamento de esgoto” , destaca Encinas.

Para o gerente Alcarde, os tipos de concepções disponíveis em Piracicaba configuram uma  gama de investimentos em recursos tecnológicos e metodologias, que contribuem para a eficiência do sistema e inserem o município em um patamar privilegiado frente ao panorama nacional.

“Do ponto de vista operacional, podemos afirmar que o nosso município é privilegiado, pois conta com diferentes tipos de tecnologias implementadas no setor, cada uma com sua particularidade, mas adequadas para atender a demanda das regiões em que foram implementadas, por isso, acredito que a estrutura que a comitiva conheceu, é um ótimo exemplo de gestão operacional eficiente, que pode ser facilmente replicado  e pode contribuir diretamente com o desenvolvimento e agregar mais saúde e qualidade de vida à população de La Guardia”, explica Alcarde.

 

Créditos: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Legenda foto grupo: Da esquerda para direita - Maria Aparecida Draheim (coordenadora de Responsabilidade Social Mirante),Jan Poul Sorensen (gerente Comercial Paques), Henrique Blasques de Assis (vendedor especialista em tecnologias Paques), Valdir Alcarde Junior (gerente de Engenharia e Operações Mirante), Leo Córdova Palaes (Engenheiro de Obras Públicas, La Guardia), Viviana Mariscal Montano (Secretária Municipal do Meio Ambiente, La Guardia), Jorge Morales Encinas e Consuelo Toledo Quiroz (prefeito e primeira-dama, La Guardia).

Comentários desta notícia

Publicidade