REVISTA TAE - Especialistas dos Estados Unidos treinam brasileiros em segurança de barragens
Esta notícia já foi visualizada 954 vezes.



Especialistas dos Estados Unidos treinam brasileiros em segurança de barragens

Data:30/07/2019
Fonte: Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas (ANA)

por Raylton Alves - ASCOM/ANA

A Agência Nacional de Águas (ANA), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) e o Bureau de Reclamação dos Estados Unidos (USBR) realizam o Dam Safety Training – Treinamento de Segurança de Barragens, entre 29 de julho e 2 de agosto, na sede da ANA em Brasília. Para dar amplo acesso à capacitação, a Agência realiza transmissão ao vivo do curso via internet pelo link portal.ana.gov.br/treinamento/default.asp.

Nesta capacitação especialistas estadunidenses do USGS e do USBR apresentarão experiências em inspeção de segurança de barragens para representantes brasileiros da Defesa Civil, de órgãos fiscalizadores de segurança de barragens e empreendedores públicos de barragens. Os participantes da capacitação atuam em operação e manutenção de barragens, fiscalização e outras áreas relacionadas à temática de segurança de barragens. 

Durante o curso, os participantes terão atividades em campo sobre segurança de barragens em dois dos principais empreendimentos deste tipo no Distrito Federal: as barragens do Descoberto e do Paranoá. Dentre os temas teóricos, os palestrantes falarão sobre inspeção, testes e manutenção de sistemas mecânicos em barragens; operação de segurança deste tipo de estrutura; plano de ação de emergência; entre outros temas. 

Palestrantes 

Brian McCallum: bacharel e mestre em Engenharia Civil, formado em 1992. Está no USGS desde 1993. O profissional foi eleito em 1999 como o engenheiro federal do ano do Serviço Geológico dos Estados Unidos pela Sociedade Nacional de Engenheiros Profissionais. No ano seguinte, tornou-se o diretor assistente de Monitoramento Hidrológico do Centro de Ciências Hídricas da Geórgia, do USGS. Desde 2015, atua como diretor de Monitoramento Hidrológico do Centro de Ciências da Água Atlântico Sul do Serviço Geológico dos Estados Unidos. 

David Gillette: engenheiro com 30 anos de experiência, sendo 26 anos no USBR, o profissional já realizou capacitações na República Dominicana, Indonésia e Sri Lanka. Gillette trabalha com o desenvolvimento de metodologia para análise de riscos em segurança de barragens. 

Jaron Hasenbalg: há mais de 15 anos, o engenheiro civil trabalha com barragens de concreto e canais no Bureau de Reclamação dos Estados Unidos. Hasenbalg é mestre em Engenharia Civil pela Universidade do Kansas e possui registro como engenheiro profissional no Estado do Colorado.

Lucas Adams: engenheiro mecânico do USBR em Denver, Colorado, o profissional é responsável por todas as etapas de fabricação, instalação, testes, operação e manutenção de grandes tubulações, tanques, válvulas e outros tipos de estruturas e equipamentos. Adams também possui registro como engenheiro profissional no Colorado com mais de dez anos de experiência em construções.



Thamiris Lima / Banco de Imagens ANA

Comentários desta notícia

Publicidade