REVISTA TAE - ANA capacita técnicos de quatro países sul-americanos em operação e manutenção de plataformas de coleta de dados
Esta notícia já foi visualizada 1424 vezes.



ANA capacita técnicos de quatro países sul-americanos em operação e manutenção de plataformas de coleta de dados

Data:31/07/2019
Fonte: Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) - Agência Nacional de Águas (ANA)

por Raylton Alves - ASCOM/ANA

Técnicos que trabalham com o monitoramento de rios e chuvas na Bolívia, Equador, Paraguai e Peru participaram do Curso de Instalação, Operação e Manutenção de PCDs entre 24 e 26 de julho. Realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em sua sede, em Brasília, a capacitação contou com instrutores do órgão, que ensinaram aos participantes como instalar e trabalhar com plataformas de coleta de dados (PCDs) automáticas, equipamentos que coletam e enviam informações remotamente, como níveis de rios. O curso também contou com a participação de instrutor da empresa DualBase.

Com esta capacitação de técnicos locais, a ANA apoia o monitoramento dos recursos hídricos de países que compartilham bacias hidrográficas com o Brasil para promover uma gestão integrada da água nestas regiões. São os casos da bacia Amazônica (que tem trechos na Bolívia, Equador e Peru) e da bacia do Paraná (que tem áreas no Paraguai). Esta missão também é resultante de quatro projetos bilaterais de cooperação técnica negociados pela ANA e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) com os quatro países com objetivo de otimizar recursos humanos e financeiros, além de estimular o intercâmbio de experiências entre os técnicos envolvidos nesta ação.

A capacitação acontece pelo fato de que os quatro países receberão duas PCDs, cada, adquiridas por meio do Edital de Licitação Pública Internacional nº 32548/2018 com recursos da ANA repassados ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta ação integra o Projeto BRA/13/008, do PNUD, intitulado “Consolidação da Cooperação Técnica Sul-Sul Brasileira”, que está inserido nos projetos bilaterais de cooperação técnica da ANA com a ABC.

No dia 24 aconteceram apresentações sobre os cursos de capacitação da ANA na modalidade de ensino a distância (EaD) no contexto dos projetos de cooperação técnica. Outros tópicos da programação do curso foram sobre as características técnicas dos equipamentos adquiridos e sobre eletrônica aplicada às plataformas de coleta de dados. 

Em 25 de julho a parte teórica foi sobre programação básica dos equipamentos utilizando o software LoggerNet e seus utilitários. Depois os participantes da capacitação tiveram aula prática de instalação e configuração dos equipamentos na área de testes de equipamentos da ANA em sua sede. 

Como encerramento do curso, os participantes puderam discutir os procedimentos de instalação, configuração, manutenção dos equipamentos e o recebimento dos dados transmitidos pelas PCDs. Ainda no dia 26, os técnicos sul-americanos tiveram a oportunidade de analisar os dados transmitidos e ter uma visão geral sobre o Sistema de Satélites Geoestacionários Operacionais (GOES).



Foto: Cecília Gelenske / Banco de Imagens ANA - Atividade prática do curso

Comentários desta notícia

Publicidade