REVISTA TAE - Resina renovável da Braskem é utilizada em palmilha de tênis reciclável da brasileira Tnin Shoes
Esta notícia já foi visualizada 733 vezes.



Resina renovável da Braskem é utilizada em palmilha de tênis reciclável da brasileira Tnin Shoes

Data:06/08/2019
Fonte: cdn Comunicação


Ao completar um ano de seu lançamento, o EVA de origem renovável terá sua primeira aplicação em tênis infantil
São Paulo, 05 de agosto de 2019 – Comprometida com a estratégia de fortalecimento da química renovável, a Braskem lançou, no ano passado, o EVA (copolímero etileno acetato de vinila) produzido a partir da cana-de-açúcar e destinado a aplicações em setores como calçadista, automotivo e transporte, ampliando seu portfólio I´m green™ - amplamente conhecido pelo Polietileno Verde -, o primeiro biopolímero do mundo a ser produzido em escala industrial.
O material é produzido a partir da cana-de-açúcar e, por isso, contribui para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa ao fixar CO2 durante o seu processo produtivo. Na produção da brasileira Tnin Shoes, o EVA renovável, fornecido por meio da parceria da Braskem com a Lamiclas, foi utilizado no desenvolvimento de uma palmilha e faz sua estreia nos primeiros três modelos de tênis da nova marca infantil, que utiliza matéria-prima de origem reciclada, oriunda de retalhos têxteis e garrafas PET. Além disso, os calçados são fabricados com cola à base de água, completando a produção totalmente sustentável.
A utilização do EVA renovável traz diversos benefícios à Tnin, como economia de recursos, redução da pegada de carbono, mais segurança, maior resistência e aumento da vida útil do produto, além de leveza e conforto.
"A inovação é um dos principais pilares do crescimento da Braskem, completar um ano do EVA Verde anunciando a parceria com uma marca brasileira que pratica a Economia Circular é uma vitória para a nossa contínua busca por soluções sustentáveis junto aos nossos clientes", afirma Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.
A Economia Circular é um novo conceito de processo produtivo que contempla a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais, formando um ciclo sustentável desde a produção até a reinserção a um novo processo produtivo. Para isso, são aplicados critérios para a seleção de matérias-primas, maiores cuidados com os resíduos de produção, até o design dos produtos e a reutilização dos resíduos pós-consumo em um novo ciclo produtivo.
"A parceria com a Braskem para completar o desenvolvimento do nosso tênis totalmente sustentável é de grande importância para nós e fez o produto ficar ainda mais especial. Estamos muito felizes em utilizar o EVA Verde e, desta forma, contribuir com a Economia Circular utilizando materiais de origem renovável e reciclada" afirma Juliana Lawson, diretora criativa da Tnin Shoes.
O EVA de fonte renovável foi lançado em agosto de 2018 em parceria com uma empresa norte-americana de calçados. A companhia foi a primeira a empregar a matéria-prima em uma linha de calçados, alinhando conforto, design e sustentabilidade. O material também possui características como flexibilidade, leveza e resistência além da possibilidade de ser reciclado.

 

Comentários desta notícia

Publicidade