REVISTA TAE - Cetesb instala Estação de Monitoramento da Qualidade das Águas no rio Tietê
Esta notícia já foi visualizada 497 vezes.



Cetesb instala Estação de Monitoramento da Qualidade das Águas no rio Tietê

Data:13/08/2019
Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2019/08/12/cetesb-instala-estacao-de-monitoramento-da-qualidade-das-aguas-no-rio-tiete/

Implantada na região de Itu, o 18º equipamento mede os valores de pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, turbidez, temperatura da água e volume de chuva

A nova Estação Automática de Monitoramento de Qualidade das Águas, em Itu, está localizada na PCH São Pedro e captará informações a cada cinco minutos. Esse trecho do rio margeia a Rodovia dos Romeiros e a APA Rio Tietê, criada em 1991, e apresenta corredeiras devido ao desnível de 130 metros.

O investimento no valor de R$ 370 mil foi feito pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em cumprimento à exigência do Licenciamento Ambiental emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), por causa do aprofundamento da calha do rio Tietê entre as barragens Penha e Edgard de Souza.

Além do novo ponto de medição, a Estação Rasgão, que registra série histórica da qualidade da água do rio na região desde 2000, foi modernizada com recursos de R$ 340 mil provenientes de convênio com a DERSA. A atualização do equipamento faz parte do projeto “Avaliação do impacto da implantação do Rodoanel Mário Covas – Trecho Sul – na qualidade ambiental da região metropolitana de São Paulo”.

O engenheiro Luís Altivo C. Alvim, gerente do Setor de Hidrologia da CETESB, destaca: “a empresa ganha reforços por meio da nova Estação Itu, além da modernização da Estação Rasgão, para continuar o monitoramento online da qualidade das águas do trecho onde o rio Tietê sai da Região Metropolitana e começa a ‘respirar’, ou seja, onde os processos de autodepuração passam a se sobrepor ao aporte de cargas poluidoras”.

Comentários desta notícia

Publicidade