REVISTA TAE - Experiências das Bacias PCJ em gestão de recursos hídricos são apresentadas no 3º Diálogo entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense
Esta notícia já foi visualizada 483 vezes.



Experiências das Bacias PCJ em gestão de recursos hídricos são apresentadas no 3º Diálogo entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense

Data:13/08/2019
Fonte: https://agua.org.br/noticias/experiencias-das-bacias-pcj-em-gestao-de-recursos-hidricos-sao-apresentadas-no-3o-dialogo-entre-bacias-hidrograficas-do-extremo-sul-catarinense/

Consórcio PCJ e Agência de Bacias PCJ apresentaram as experiências da região no mundo da água

O 3º Diálogo entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense aconteceu em Criciúma (SC), no último dia 07 de agosto, quarta-feira e teve como um dos cases apresentados a experiência de gerenciamento dos recursos hídricos das Bacias PCJ, com as palestras do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, e do diretor administrativo e financeiro da Fundação Agência de Bacias PCJ, Ivens de Oliveira.

O evento contou com participações de representantes da indústria, agropecuária, educação e diversas entidades de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Santa Catarina. Os participantes tiveram a missão de debater ideias e ações transformadoras para uma gestão de recursos hídricos mais eficiente.

As palestras de Lahóz e de Oliveira abordou a caminhada das Bacias PCJ para a completa constituição do sistema de gerenciamento de recursos hídricos, abordando os desafios e conquistas da gestão da água da região que é referência nacional na área.

Lahóz, discutiu o tema proposto, “Água e Saneamento para todos: Pactos de Gestão”. “Nós apresentamos um sistema com o modelo francês que adotamos e deu certo. O modelo foi implantado aqui no país com a Lei Estadual de São Paulo 7.663/91. A evolução foi acontecendo de forma continua durante os anos o que proporcionou que as Bacias PCJ saíssem de 3% de tratamento de esgoto para 75%”, afirmou o Secretário Executivo do Consórcio PCJ.

Para os organizadores do evento, as experiências das Bacias PCJ é animadora e podem render bons frutos em forma de parcerias entre Comitês Araranguá e Urussanga e o Consórcio PCJ. Além da entidade e a Agência PCJ, o 3º Diálogo contou com o apoio da Associação de Proteção da Bacia do rio Araranguá (AGUAR), da Secretaria do Estrado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

O Consórcio PCJ aproveitou a visita à Santa Catariana e esteve presente em visita técnica ao reservatório que abastece sete municípios da região, Barragem de São Bento, gerenciado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A empresa estadual foi a responsável pelo acompanhamento ao reservatório.

Foi realizada a distribuição da última edição do Jornal Água Viva, que é o informativo oficial do Consórcio PCJ, fato que causou manifestações de elogios pelo fato da Entidade agregar municípios e um grande número de Empresas, usuárias de água, mesclando a participação na gestão da água do setor público e privado, trazendo grandes ganhos para a comunidade.

Foi lançado pelos organizadores do evento e os convidados das Bacias PCJ a proposta de ampliar as trocas de experiências entre bacias hidrográficas com objetivo de fortalecer o sistema de gerenciamento de recursos hídricos nacional.

Comentários desta notícia

Publicidade