REVISTA TAE - Dante Alighieri inova na oferta de água purificada
Esta notícia já foi visualizada 523 vezes.



Dante Alighieri inova na oferta de água purificada

Data:20/08/2019
Fonte: Assessoria de imprensa

Colégio adquire novos purificadores de água inteligentes, elimina totalmente o uso de copos plásticos descartáveis e amplia o aspecto de inclusão e o cuidado com a saúde de alunos e funcionários.

Mais de 6 mil pessoas circulam diariamente pelas dependências do Colégio Dante Alighieri, localizado na região da avenida Paulista, o coração financeiro de São Paulo. Entre eles estão alunos, pais, funcionários e prestadores de serviços. Só de alunos são 4,6 mil. E todos bebem água. Até pouco tempo, a maioria usava copos plásticos descartáveis para isso e demandavam maior atenção dos professores e inspetores quanto aos procedimentos para extrair água filtrada com segurança contra contaminação. A mudança ocorreu quando o Dante começou a participar da campanha Por Amor ao Mar, que, alinhada a valores da Organização das Nações Unidas, tem, entre outros objetivos, o propósito de eliminar o uso de copos plásticos descartáveis no dia a dia. O desafio foi cumprido após planejamento minucioso e investimento em equipamentos de primeira linha, como purificadores de água inteligentes da IBBL.

Antes do detalhamento que permitiu ao Dante alcançar a marca de zero copos plásticos descartados, é importante ressaltar que o colégio já cumpria metas sólidas de sustentabilidade. Não por menos ele recebeu o Selo de Acessibilidade, concedido em 2018 pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo. Esse é um reconhecimento a edificações públicas ou privadas que garantem acessibilidade para pessoas com deficiência. “Todas as nossas ações, portanto, levam em consideração a questão da acessibilidade e sustentabilidade. Além disso, temos a inovação no DNA e tudo isso foi levado em consideração na hora de adquirirmos novos bebedouros e purificadores de água”, diz Marcio Usmari, gerente-geral administrativo do Colégio Dante Alighieri.

Ele se refere principalmente ao modelo Smart H2O, fabricado pela IBBL, que é um dos equipamentos adquiridos recentemente visando à meta sustentável da instituição. Em suma, o purificador de água permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acionem botões para a retirada de água pelo jato direto para a boca. Mais do que isso, ele possui um sensor inteligente para encher squeezes ou garrafas retornáveis e conta com display que contabiliza a quantidade de garrafas PET que deixaram de ser descartadas no meio ambiente. “Esse equipamento trouxe a combinação perfeita de acessibilidade e estímulo ao uso de squeezes, canecas ou garrafas retornáveis em substituição aos copos plásticos descartáveis que precisávamos usar”, diz Usmari. “Fomos o colégio pioneiro no Brasil na aquisição desses equipamentos, influenciando, inclusive, outras instituições do setor a adquiri-los posteriormente”, salienta.

O purificador de água Smart H2O tem escritos em braile nos botões laterais, que garantem autonomia para deficientes visuais, e foi ergonomicamente desenvolvido para ser fixado na parede, deixando espaço adequado para o acesso de cadeirantes. 

Novos purificadores também protegem a saúde dos alunos
Marcio Usmari ressalta que, com o uso do Smart H2O, da IBBL, a acessibilidade foi aliada com a proteção à saúde dos alunos. Isso porque o sensor inteligente e o acionamento por botão lateral evitam contato direto das mãos com partes por onde passam a água que será consumida. Além disso, há protetor bucal flexível, que impede o contato da boca diretamente com a bica. 
O cuidado começa na fonte

No Dante Alighieri, além dos 21 novos purificadores Smart H2O, os alunos e funcionários da instituição estão protegidos com oferta de água segura em outros 92 purificadores de água e bebedouros espalhados pelos cinco prédios do colégio (veja tabela completa no final do texto).  Proveniente de um poço artesiano da própria instituição de ensino, a água ofertada tem qualidade aferida regularmente de acordo com as normas vigentes. “Extraímos ensaios para análise da água do poço mensalmente e contamos com pré-filtros que garantem a sua qualidade-padrão mesmo antes de ser purificada”, diz Usmari.

O tratamento prévio citado pelo gerente-geral administrativo é parte importante do processo, já que assegura que os filtros presentes nos purificadores de água trabalham de acordo com aspectos normativos. Entre outras vantagens, os filtros dos purificadores da IBBL garantem que no mínimo 75% do excesso de cloro do pré-tratamento seja eliminado. “O cloro é essencial para o controle de microrganismos presentes na água, mas, em excesso, faz mal à saúde”, pontua Antonio Trentini, Diretor de Negócios da IBBL.

Segundo ele, os refis da IBBL (também conhecidos como filtros) são capazes de reter ou inibir a proliferação de bactérias e reter mais de 75% do cloro. “Isso, obviamente, considerando que a água chegue ao purificador com a quantidade de cloro estipulada em norma, que é de 0,2 a 2 miligramas por litro”, conclui.

Purificadores, filtros e bebedouros no Dante Alighieri
Smart H2O IBBL: 21
FR 600 IBBL: 23
PDF300 IBBL: 27
GFN2000 IBBL: 5
GFN COMPACT 2000 IBBL: 6
BAG40 IBBL: 4
BAG40 CONJUGADO IBBL: 2
BICA ZUFER: 2
AVANTI IBBL: 2
WATERHOUSE IBBL: 1
Total: 113

Comentários desta notícia

Publicidade