REVISTA TAE - Corsan apresenta benefícios das soluções individuais de esgoto em fórum ambiental
Esta notícia já foi visualizada 826 vezes.



Corsan apresenta benefícios das soluções individuais de esgoto em fórum ambiental

Data:07/10/2019
Fonte: Corsan

Foto: Douglas Carvalho

A Corsan está participando do IX Fórum Internacional de Gestão Ambiental, realizado na quinta (3) e sexta-feira (4). Na oportunidade, o diretor de Operações, Eduardo Carvalho, abordou as soluções individuais de esgotamento sanitário como forma de agilizar e viabilizar a ampliação do atendimento à população. Promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o evento tem patrocínio da Companhia e ocorre na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Porto Alegre.

O diretor Eduardo Carvalho representou a empresa na mesa de abertura, ocasião em que saudou a realização do Fórum. “Para a Corsan, que atua há 53 anos com saneamento e meio ambiente, é muito importante apoiar este evento. As questões ambientais estão na pauta, e precisamos aproveitar oportunidades como essa, de debates e trocas de experiências, para construir ideias e ações que gerem benefícios para a sociedade”, afirmou.

Na sexta-feira (4), Carvalho foi um dos palestrantes em painel sobre esgotamento sanitário. O dirigente iniciou sua fala apresentando a estrutura de atendimento da Corsan e o escopo de monitoramento dos sistemas, informando que a Companhia detém as certificações ISO 9001 e 17025, além de corpo funcional capacitado e equipamentos de última geração para a realização de análises laboratoriais.

Destacou que, em conformidade com os municípios e com o Plano Nacional de Saneamento Básico, a Corsan está trabalhando com soluções coletivas e individuais de esgotamento sanitário. “Enquanto as soluções coletivas exigem altos investimentos financeiros, atendem a uma alta densidade demográfica e demandam maior tempo de implantação, as individuais pedem baixos investimentos, são direcionadas a uma baixa densidade demográfica e oferecem uma resposta mais rápida”. Conforme o diretor, a solução individual, vinculada à limpeza de fossas sépticas, visa atender às áreas não abrangidas pelas redes coletoras de esgoto.

Carvalho salientou que o projeto RESsanear, capitaneado pelo MPE em parceria com outras instituições, estimulou a opção pelas soluções individuais. “Trata-se de uma solução necessária à proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos. Para isso, os sistemas individuais devem ser projetados e operados de acordo com a norma técnica, com a devida manutenção periódica e a destinação para tratamento”. O gestor disse ainda que, como alternativas à universalização do esgotamento sanitário, a Companhia está realizando uma Parceria Público-Privada (PPP) na Região Metropolitana e projetando novas PPPs, voltadas à solução individual e ao sistema de separador absoluto.

O painel foi coordenado pelo ex-presidente da Corsan Flávio Ferreira Presser e também contou com palestra do Prof. Dr. Vinicius Farjalla, da UFRJ. À tarde, o superintendente de Tratamento da Companhia, Ivan Lautert Oliveira, participa de painel sobre disponibilidade hídrica e boas práticas no tratamento.

Comentários desta notícia

Publicidade